O selecionador português de futebol, Paulo Bento, quer observar alguns jogadores menos utilizados antes do Mundial2014, no Brasil, casos de Ivan Cavaleiro e Rafa, hoje chamados para o jogo particular com os Camarões.
Corpo do artigo
Além das estreias absolutas dos avançados do Benfica e do Sporting de Braga na convocatória para o confronto de quarta-feira, em Leiria, Paulo Bento promoveu ainda vários regressos de jogadores que estiveram afastados das mais recentes escolhas de Paulo Bento, casos de Rolando, Miguel Lopes, Ruben Amorim e Edinho.
«[Este jogo] serve para tentarmos competir da melhor maneira possível, conhecendo melhor alguns jogadores que não tiveram oportunidade de estar na seleção, mas que têm tido um trajeto no seu clube e nos sub-21 que lhes permitiu chegar aqui. É verdade que é um estágio muito pequeno, mas era a derradeira oportunidade para termos esse contacto antes da convocatória final», observou o técnico, que prescindiu de Rui Patrício, habitual guarda-redes titular.
Mais preocupante é a ausência do ponta de lança Hélder Postiga, segundo melhor marcador de Portugal na fase de qualificação, com seis golos, que não foi chamado para o particular com os Camarões devido a um problema físico, ao contrário do extremo Quaresma, o que, segundo Paulo Bento, "não significa que não possa estar na convocatória" para o Mundial, que será divulgada a 19 de maio.
O selecionador português explicou que «existe uma base e alguma estabilidade» nas suas escolhas, mas procurando sempre manter «um grupo aberto»: «Tenho na minha cabeça uma base de jogadores que tem boas perspetivas de estar na fase final, mas neste momento não é uma lista fechada».
Paulo Bento justificou a escolha dos adversários para a realização de jogos particulares antes do Campeonato do Mundo, no Brasil, em função dos adversários que encontrará no grupo G da fase final: Alemanha, frente à qual se estreará, a 16 de junho, em Salvador, Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e Gana, último adversário na fase de grupos, a 26, em Brasília.
«O que tivemos em conta para jogar agora com os Camarões foi o facto de termos uma equipa africana na fase final do Mundial e depois jogaremos com a Grécia, o México e a República da Irlanda, duas equipas europeias, como a Alemanha, e o México, que competiu com os Estados Unidos» na fase de qualificação, assinalou Paulo Bento.
Portugal defronta os Camarões na quarta-feira, no Estádio Municipal de Leiria - onde nunca perdeu nos sete jogos que lá disputou -, em partida com início às 20:45 horas e arbitragem do inglês Andre Marriner, a primeira depois de ter conquistado a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014.