O selecionador português lembrou hoje que Portugal já esteve em «situação difícil» em outras situações e respondeu sempre da melhor forma, como espera que aconteça domingo, frente aos Estados Unidos, em Manaus.
Corpo do artigo
«A situação é muito simples: ou ganhamos ou começamo-nos a preparar para embalar a mala. Não é um cenário a que não estejamos habituados, a que os portugueses não estejam habituados», lembrou o técnico luso em conferência de imprensa.
Segundo Paulo Bento, Portugal sempre se deu bem como estes «momentos de decisão» e o treinador nacional espera que, no domingo, os jogadores tenham essa «capacidade».
«Temos 90 minutos para jogar e 90 minutos para ganhar. Sei que estamos numa situação difícil, sei que estamos entre a espada e a parede. Agora, compete-nos a nós escolher. Eu escolho sempre a espada para poder lutar», disse ainda.
O selecionador anunciou também que já decidiu 10 dos 11 elementos que vão entrar de início frente aos Estados Unidos, no segundo jogo no Mundial2014, restando a dúvida Bruno Alves.
«Temos quatro ausências certas e ainda a possibilidade de haver outra ausência. Falo concretamente do Bruno (Alves). Hoje não vai treinar e só decidiremos amanhã (domingo) se vai integrar a equipa», disse o técnico luso, em conferência de imprensa.
Paulo Bento não deixou dúvidas: «Se não jogar o Bruno (Alves), joga o Neto», disse o treinador, deixando entender que será Ricardo Costa o eleito para substituir o castigado Pepe.
«Tenho 10 jogadores definidos, resta saber se Bruno está ou não está. No treino, vocês tiveram oportunidade de ver, pois não tivemos a preocupação de o esconder. Os jogadores estão informados, de quem jogará e o que temos de fazer», acrescentou.
Tendo em conta as indicações de Paulo Bento, e caso Bruno Alves possa alinhar, Portugal deverá apenas proceder às quatro alterações obrigatórias, tendo em conta as lesões de Rui Patrício, Fábio Coentrão e Hugo Almeida e o castigo de Pepe.
Assim, os substitutos serão, tendo em conta o treino a que o selecionador luso se referia, o guarda-redes Beto, o polivalente André Almeida, como defesa esquerdo, o ponta de lança Hélder Postiga e o central Ricardo Costa.
O "onze" será, então, formado por João Pereira, Bruno Alves (ou Luís Neto), Ricardo Costa e André Almeida, à frente de Beto, um meio campo com Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho e um ataque com Cristiano Ronaldo, Nani e Hélder Postiga.
O encontro entre Portugal e os Estados Unidos realiza-se no domingo, a partir das 23:00 em Lisboa, na Arena Amazónia, em Manaus.