A provável saída do selecionador, a preocupação de Scolari com o Chile e a demissão de Helena Costa, são temas da revista de imprensa desportiva.
Corpo do artigo
Paulo Bento deixará a seleção se falhar o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo. O Jornal de Notícias adianta que o selecionador não tem condições para resistir aos maus resultados e que o facto de ter renovado recentemente o seu contrato até 2016 não impedirá a rescisão.
O Jogo diz que, se não chegar aos "oitavos", Paulo Bento «põe o lugar à disposição». O diário desportivo lembra que nesse cenário, Fernando Gomes, o presidente da FPF, terá pouco tempo para decidir porque o primeiro jogo da fase de apuramento para o Europeu, com a Albânia, está agendado para o dia 7 de setembro.
O Correio da Manhã junta mais um dado sobre o ambiente que se vive nesta altura na seleção nacional. Segundo este diário, Paulo Bento «está insatisfeito com o trabalho dos médicos Henrique Jones e Nuno Campos». A gota de água terá sido a lesão de Hélder Postiga aos 16 minutos da partida com os Estados Unidos. Em dois jogos lesionaram-se cinco jogadores: Fábio Coentrão, Hélder Postiga, Rui Patrício, Hugo Almeida e André Almeida.
Depois de treinar em Campinas, a seleção parte, ao final da tarde, para Brasília onde na quinta-feira defronta o Gana.
Esta terça-feira, um antigo campeão do mundo vai ficar pelo caminho. O Uruguai e a Itália encontram-se para decidir quem faz companhia à já apurada Costa Rica. O empate favorece os transalpinos O Uruguai só se apura se ganhar. A Inglaterra termina a sua participação no mundial defrontando a Costa Rica.
No grupo C, a Grécia de Fernando Santos está em apuros. Tem apenas um ponto e hoje precisa de ganhar à Costa do Marfim e esperar que o Japão não derrote a já apurada Colômbia.
Depois de ter ganho aos Camarões por 4-1 e garantido o primeiro lugar no grupo, Luiz Felipe Scolari confessou que preferia não jogar com o Chile nos oitavos de final. O selecionador brasileiro diz que o Chile «tem muita qualidade individual e está bem organizado.»
No grupo A, para além do Brasil, o México, que ontem ganhou à Croácia por 3-1, também se apurou. Nos oitavos de final haverá um México-Holanda.
Um mês depois da apresentação como treinadora do Clermont Foot, Helena Costa deixou o clube francês, no primeiro dia da nova época.
A treinadora portuguesa ainda não explicou a sua decisão. Aguarda-se que convoque uma conferência de imprensa para esta terça-feira. Em comunicado, o Clermont Foot acusa Helena Costa de «não honrar os seus compromissos» e qualifica a decisão como «repentina e surpreendente».
A contratação de Helena Costa, há cerca de um mês, foi notícia de destaque em vários países porque a portuguesa seria a primeira mulher a orientar uma equipa profissional masculina.
Dois portugueses jogam hoje no torneio de Wimbledon. Michelle de Brito regressa, ao inicio da tarde, à relva do torneio britânico depois de ontem a partida com a russa Svetlana Kuznetzova ter sido interrompida pela chuva ao fim de apenas dez minutos de jogo. Na altura a portuguesa vencia por 2-1.
Por volta das 11:30, João Sousa defronta o suiço Stanislas Wawrinka, atual número 3 do mundo.