O treinador do FC Porto garantiu hoje que a equipa está preparada para enfrentar um Olhanense atrevido, na 14.ª jornada da I Liga de futebol, pois deseja terminar 2013 com um triunfo que mantenha os dragões na rota do «tetra».
Corpo do artigo
«No nosso campeonato o perigo está sempre presente. Temos de estar precavidos para a eventualidade de o Olhanense se apresentar de forma atrevida, ambiciosa. Estamos preparados para isso. Queremos acabar o ano da melhor forma, com vitória em casa», vincou.
Na conferência de antevisão do desafio de sexta-feira, no Estádio do Dragão, o técnico portista desvalorizou o antepenúltimo lugar dos algarvios: «Não têm tido certamente os resultados pretendidos por eles, mas têm registos e fases de jogos que têm de ser levados em conta. Preparámo-nos tendo bem presente os melhores momentos do Olhanense nos recentes jogos».
Para o desafio, deixou a certeza de que Mangala substituirá o castigado Alex Sandro na ala esquerda da defesa (centrais serão Maicon e Otamendi), bem como a continuidade de Carlos Eduardo no onze, após o seu desempenho no triunfo por 3-1 na visita ao Rio Ave.
«Esteve bem. As suas características permitem-nos ter alguns momentos diferentes do jogo: a sua capacidade em acelerar o jogo através do transporte, de procurar zonas onde temos de construir vantagem numérica, de finalizar bem. Tem jogo curto para as combinações que são importantíssimas no ataque planeado, e no desenvolvimento na nossa organização. É importante para nós e vai jogar», revelou.
Paulo Fonseca falou no «tempo de crescimento» de Carlos Eduardo na equipa B, considerando que a sua «aprendizagem» decorreu como pretendido, num espaço competitivo diferente que encarou com «humildade».
Questionado sobre a utilidade de igual processo com Quintero, assumiu que o colombiano protagoniza uma «situação completamente diferente», revelando, inclusivamente, que o jovem pediu para representar a equipa B no próximo desafio.
O técnico escusou-se a falar de Quaresma ou de outros eventuais reforços para o plantel - «não vale a pena falarmos de hipóteses» - e disse que contará com Izmailov em janeiro, «se ele estiver cá».
A paragem de Natal e Ano Novo não merece reparos do treinador azul e branco, ciente de que os «resultados» é que ditarão se vai ser benéfica ou não para a sua equipa: garante que oportunamente preparará os desafios com Sporting e Benfica, no início de 2014.
Aos atletas que sonham com o Mundial2014 recorda que «devem pôr o FC Porto à frente de todas as prioridades», tal como o próprio, lembrando que as suas preocupações se prendem com o tricampeão nacional e não com qualquer seleção.