Paulo Fonseca quer vencer Eintracht para recuperar «estado emocional» do FC Porto
O treinador do FC Porto reconheceu hoje que «o estado emocional da equipa não é o melhor» devido aos últimos resultados, mas sublinhou que vai «jogar para vencer» o Eintracht Frankfurt e continuar na Liga Europa de futebol.
Corpo do artigo
As posições de Paulo Fonseca foram assumidas durante a habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, que o FC Porto disputa na quinta-feira com o Eintracht Frankfurt, depois de no primeiro jogo ter empatado (2-2) no Estádio do Dragão.
O treinador do FC Porto, que esteve acompanhado pelo defesa-central Eliaquim Mangala na conferência de imprensa, onde marcou presença o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, assumiu «erros» que a equipa tem procurado «corrigir» e disse perceber «a insatisfação dos adeptos».
«Nós estamos insatisfeitos com os recentes resultados que obtivemos, agora, os adeptos do FC Porto vivem o clube de forma muito apaixonada, muito intensa, mas também sabem dizer que estão presentes nos momentos mais importantes do clube e eu acho que a manifestação de apoio que sentimos no aeroporto foi precisamente vista dessa forma, dos adeptos dizerem que estão com a equipa neste momento importante», afirmou Paulo Fonseca.
O treinador dos dragões garantiu que «a abordagem em relação ao primeiro jogo não vai ser muito diferente», considerando que foi «a abordagem correta», e lamentou que «os pequenos detalhes» tenham «feito a diferença» nos últimos jogos do FC Porto.
Paulo Fonseca referiu que para recuperar o «estado emocional da equipa», que admitiu não ser «o melhor», são precisas vitórias: «É um jogo importante para nós, é uma competição a eliminar, o segundo jogo de uma eliminatória e representa muito para nós, obviamente que ganhar aqui pode moralizar a equipa».
«Acredito que em função dos resultados dos últimos três jogos não há nada a apontar em termos de entrega, atitude, determinação dos jogadores. Temos de perceber que os pormenores fazem a diferença, os erros também são uma coisa natural no jogo e não queremos fugir às nossas responsabilidades, quando perdemos, perdemos todos, isto é fruto do coletivo», declarou.
Já o central francês Mangala defendeu que os dragões devem concentrar-se unicamente na vitória e disse «não estar preocupado com o adversário», nem com a forte presença de adeptos alemães no Commerzbank Arena, o estádio do Eintrahct de Frankfurt.
«Estamos aqui para ganhar o jogo, os adeptos alemães vão fazer o que entenderem, mas nós temos o nosso objetivo, de fazer o nosso trabalho e ganhar a partida. Para mim, mais do que o estádio estar cheio é importante fazer um bom jogo e ganhar, mais nada», afirmou.
Para seguir em frente na Liga Europa, e ultrapassar o Eintracht de Frankfurt nesta segunda mão dos 16 avos de final da competição, o FC Porto estará sempre obrigado a ganhar ou empatar por, pelo menos, três golos.