Paulo Gonçalves desiste e Marc Coma sem rival para titulo Mundial todo-o-terreno
O espanhol Marc Coma (KTM) é o virtual campeão do Mundo de todo-o-terreno, após a desistência, por acidente, de Paulo Gonçalves (Honda), na quinta e penúltima etapa do Rali de Marrocos, ganha por Joan Barreda (Honda).
Corpo do artigo
Um dia depois de ter descido ao segundo lugar, por troca com Coma, o seu grande obstáculo na revalidação do título, Paulo Gonçalves perdeu o controlo da sua mota numa zona de pedras, quando ultrapassava o australiano Toby Price durante os 302 quilómetros cronometrados entre Zagora e Marraquexe, nos quais as dunas deram lugar a caminhos de pedra estreitos e traiçoeiros.
Apesar de ter batido com as costas no chão, lesionando ombros e costelas, Gonçalves ainda conseguiu chegar, de acordo com a sua assessoria, ao primeiro controlo de passagem, mas foi aconselhado a desistir, sendo transportado para o Hospital de Ourzazate.
«Poderia ter sido um grande dia para mim, mas não foi assim, porque estava preocupado com o Paulo, que me deixou muito triste ao vê-lo abandonar a corrida. Ainda assim, é excelente saber que não tem nada de grave», disse Hélder Rodrigues, terceiro na etapa e agora também na classificação geral.
O português contou o encontro entre ambos: «Vi-o e perguntei-lhe se precisava de ajuda, mas ele disse-me para avançar. Dei o máximo até ao fim e consegui o objetivo. Na quinta-feira será igual para conseguir o melhor resultado».
Paulo Gonçalves revalidaria o título de campeão do Mundo caso ganhasse em Marrocos e Marc Coma terminasse em sexto ou pior.
Com o português fora de prova e o título assegurado, Marc Coma levantou o pé e foi apenas oitavo na tirada, a 7.36 minutos do compatriota Barreda (4:15.37 horas), que tem sido o piloto mais forte na competição, tendo vencido quatro das cinco etapas.
O espanhol só não lidera por ter sido penalizado na terceira etapa com 30 minutos por excesso de velocidade: na geral é quarto, a 15.31 de Coma.
Com a desistência de Paulo Gonçalves, Hélder Rodrigues (Honda) e Ruben Faria (KTM), respetivamente terceiro e quarto na tirada, subiram um lugar na geral, nomeadamente para terceiro e quinto.
Coma soma 16:05.05, seguido do britânico Sam Sunderland (a 9.58), Hélder Rodrigues (12.05), Joan Barreda (15.31) e Ruben Faria (16.13).
Na quinta-feira, disputa-se a última etapa na região de Marraquexe num total de 113 quilómetros.