"Peço desculpa." Luís Filipe Vieira diz que se "enganou" relativamente a Rui Costa
Antigo presidente do Benfica duvida que Bruno Lage tenha sido a primeira escolha para suceder a Roger Schmidt e avisa que o técnico entra "num período muito difícil" da vida do clube
Corpo do artigo
Luís Filipe Vieira pede desculpa aos benfiquistas por ter apoiado a candidatura de Rui Costa à presidência do clube. Numa entrevista à CMTV, na quinta-feira, o antigo presidente do Benfica admite ter ficado surpreendido pela gestão desportiva do atual líder dos encarnados.
"Eu sabia que o Rui [Costa] tinha fragilidades em gestão e por isso é que eu disse: 'Poderás ser presidente do Benfica, mas tens de ficar com os quadros do Benfica, não irás mexer nos quadros do Benfica, nos profissionais do Benfica.' Ele entendeu que devia mexer, mexeu, tem as consequências. Na parte desportiva, surpreendeu-me agora pela forma negativa como tem gerido a parte desportiva do Benfica, porque agora cheguei à conclusão que, afinal, a muleta do Vieira fazia falta. A partir deste momento, já só tenho uma coisa a dizer aos benfiquistas: 'Desculpem, porque eu enganei-me também naquilo que aconselhei", afirmou, em declarações à CMTV, sublinhando: "As pessoas ainda hoje me culpam do mesmo. Todos me dizem o mesmo: 'Foste tu que escolheste.' Sou o responsável, não tem problema nenhum. Peço desculpa."
Luís Filipe Vieira adiantou que não vai ser candidato à presidência do clube. Quando questionado sobre o assunto, emocionou-se e assumiu estar magoado. Por essa razão, explicou, não vai entrar na corrida, preferindo, assim, dedicar-se à família.
"Neste momento, o meu objetivo é minha família. Acho que muita gente do Benfica foi ingrata para comigo. Eu costumo dizer que as piores cobras que podem existir na vida é a ingratidão, a inveja e a traição", referiu. O ex-presidente das águias considera-se "merecedor de bilhetes que o Benfica não vende".
"Eram dez bilhetes, porque eu sempre tirei para os meus netos e para os amiguinhos deles para irem ao futebol. Aquilo é um bilhete que não se vende. O Nuno Costa teve a coragem de tirar os bilhetes e o presidente do Benfica não teve a humildade de dizer: 'Não, ele é um dos homens que foi o grande obreiro desta obra aqui'", assinalou, garantindo que não vai avançar com uma candidatura no próximo ano. "Destruíram muito a minha família", lamentou.
Nesta altura, ainda não se sabe se Rui Costa vai candidatar-se a um segundo mandato quando o clube for a votos em 2025. O advogado João Manteigas vai apresentar, esta sexta-feira, a candidatura à presidência do clube. As eleições estão marcadas para outubro do próximo ano.
Nas vésperas da estreia de Bruno Lage como técnico da equipa, Luís Filipe Vieira disse ainda que o treinador não foi a primeira escolha para substituir Roger Schmidt.
"O Bruno Lage entra num período muito difícil no Benfica. Se ele foi a primeira opção, no dia que o Roger Smith saiu, a demissão estava efetuada, à noite era comunicado o novo treinador e era Bruno Lage. Isso era o passo na minha ótica, com eu fiz em relação ao Rui Vitória. De certeza que não foi a primeira opção, porque se era Bruno Lage a primeira opção, no dia seguinte apresentava o treinador", sublinhou.
Estas declarações de Luís Filipe Vieira surgem nas vésperas do jogo entre o Benfica e o Santa Clara, agendado para este sábado, às 20h30, no Estádio da Luz, e terá Relato na TSF.
