O Estoril Open arranca na segunda-feira após um ano de ausência devido à Covid-19.
Corpo do artigo
O tenista Pedro Sousa, número dois português, foi este sábado derrotado pelo suíço Marc-Andrea Huesler e acabou eliminado na primeira ronda da fase de qualificação do Estoril Open, que está a decorrer no Clube de Ténis do Estoril.
O lisboeta, de 32 anos e que figura no 112.º lugar no 'ranking' ATP, não foi capaz de concretizar o seu teórico favoritismo frente ao jovem helvético, de 24 anos e 161.º na hierarquia mundial, e perdeu ao cabo de uma hora e 11 minutos, pelos parciais de 6-2 e 6-4.
Pedro Sousa entrou a ceder logo no seu jogo de serviço e, depois de novo 'break' no sétimo jogo (2-5), não conseguiu recuperar mais da desvantagem, entregando assim o primeiro 'set' ao cabo de 31 minutos.
No segundo parcial, o tenista português, que está a regressar à competição, após uma paragem de duas semanas para recuperar de uma lesão no pé esquerdo e descansar, voltou a sofrer um 'break' no jogo inaugural, o suficiente para Marc-Andrea Huesler assumir o comando do marcador e conquistar a vitória.
Na segunda e última ronda do 'qualifying', o suíço vai medir forças com o vencedor do encontro entre o espanhol Pedro Martinez e o holandês Botic Van de Zandschulp por uma das quatro vagas de acesso ao quadro principal do Estoril Open.
Ao contrário de Pedro Sousa, Nuno Borges, 331.º ATP, conseguiu o apuramento, ao bater o britânico Liam Broady, 137.º, por 6-3 e 7-5, marcando encontro com o espanhol Roberto Carballes Baena, 91.º, que bateu o suíço Henri Laaksonen, 139.º, por 7-5 e 7-5.
Schwartzman desiste com lesão na anca
O argentino Diego Schwartzman, único 'top 10' que estava inscrito no Estoril Open, desistiu de jogar no Clube de Ténis do Estoril, onde vai decorrer o ATP 250 português, entre 26 de abril e 2 de maio.
O número nove mundial, de 28 anos, retirou o nome do quadro principal da sexta edição do evento, disputado na terra batida dos 'courts' do Estoril, devido a uma lesão na anca e cedeu, assim, lugar ao compatriota Juan Ignacio Londero (97.º ATP).
Com a entrada de Londero na grelha principal, o português João Domingues garantiu uma vaga na fase de qualificação.
Diego Schwartzman, após a derrota de sexta-feira nos quartos-de-final do ATP 500 de Barcelona, frente ao espanhol Pablo Carreño Busta, campeão do Estoril Open em 2017 e que já havia comunicado igualmente a desistência do torneio português, é assim a mais recente figura de cartaz a optar por não jogar no Estoril Open, depois do búlgaro Grigor Dimitrov, os franceses Gael Monfils e Benoit Paire e o italiano Fabio Fognini.