
O espanhol Dani Pedrosa (Honda) venceu hoje a corrida de MotoGP do Grande Prémio do Japão, no circuito de Motegi, 15.ª de 18 provas do mundial de motociclismo de velocidade.
Corpo do artigo
Pedrosa não comandou de início, mas acabou por vencer de forma confortável, com 7,299 segundos de vantagem sobre o seu compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha), segundo, e 18,380 face ao australiano Casey Stoner (Honda), terceiro.
«Estou super contente com esta vitória, pela equipa, e o seu grande trabalho, e por mim, que nunca tinha ganho aqui em MotoGP», afirmou Dani Pedrosa, que já havia triunfado em Motegi nas categorias de 125cc e 250cc.
Numa corrida em que o italiano Valentino Rossi (Ducati) caiu na volta inicial, os espanhóis lograram a «dobradinha», mas, apenas com três corridas pela frente, é Casey Stoner que continuar a liderar confortavelmente o Mundial, com 300 pontos, mais 40 do que Jorge Lorenzo, detentor do cetro.
O australiano da Honda, que saiu da "pole", pode mesmo chegar ao título na próxima corrida, em "casa", no Grande Prémio da Austrália, em Phillip Island (16 de outubro), o que acontecerá se ganhar mais 10 pontos a Lorenzo.
No Moto2, na 14.ª de 17 corridas, o triunfo foi para o italiano Andrea Iannone (Suter), mas o grande vencedor do dia foi o espanhol Marc Marquez (Suter), que terminou em segundo, a 1,999 segundos, e assumiu a liderança do campeonato.
Marquez passou a somar 235 pontos, mais um do que o alemão Stefan Bradl (Kalex), que foi apenas quarto, também atrás do suíço Thomas Luthi (Suter).
Por seu lado, o francês Johann Zarco (Derbi) conseguiu o seu primeiro triunfo na categoria de 125cc, ao impor-se aos espanhóis Nicolas Terol e Hector Fabel, ambos em Aprilia, que terminaram a 5,900 e 13,605 segundos, respetivamente.
No campeonato, e após 14 de 17 corridas, Terol continua a mandar, agora com 31 pontos de vantagem sobre Zarco (261 contra 230), pelo que, a exemplo de Stoner, no MotoGP, também pode sair campeão mundial da Austrália.