A época do ciclismo em Portugal arranca esta quarta-feira e traz como novidade o regresso à estrada de FC Porto e Sporting.
Corpo do artigo
Foi na década de 80 que pela última vez foram registadas vitórias do Futebol Clube do Porto e do Sporting nas corridas de ciclismo em Portugal. Este ano, o ciclismo volta a ser uma aposta dos dois clubes. O FC Porto associou-se à W52 e o Sporting ao Tavira. O regresso dos dois emblemas ao pelotão nacional acontece na Volta ao Algarve, que marca o início oficial da época de ciclismo portuguesa.
Desde 1977, quando começou a realizar-se anualmente, a história da Volta ao Algarve regista uma vantagem em vitórias de 2-1 para o FC Porto sobre o Sporting. Belmiro Silva, pelo Porto, ganhou em 1977 e em 1981; já o Sporting regista uma única vitória, em 1985, com Eduardo Correia.
Este ano, nem o Sporting Tavira, nem o W52/Futebol Clube do Porto têm grandes aspirações à vitória. Aliás, é preciso recuar 10 anos para encontrar uma vitória portuguesa na Volta ao Algarve em Bicicleta, quando a prova foi ganha por João Cabreira (Milaneza Maia).
Nas últimas edições, a lista de vencedores é a mais conceituada de todas as provas nacionais: Alberto Contador e Tony Martin subiram ao lugar mais alto do pódio duas vezes cada um, o que foi também conseguido por Alessandro Petachi, Michal Kwiatkowski, Geraint Thomas e Richie Porte.
Na 42.ª edição, a tendência deve repetir-se. Marco Chagas, um dos melhores ciclistas nacionais de sempre, diz que as formações portuguesas em competição "não terão qualquer hipótese de discutir a vitória".
A primeira etapa da 42.ª Volta ao Algarve arranca esta quarta-feira. São 163 km entre Lagos e Albufeira. A prova termina domingo, no Alto do Malhão, em Loulé.
Michal Kwiatkowski é a grande baixa de última hora, devido a doença.
42.ª VOLTA AO ALGARVE
1ª etapa: Lagos - Albufeira / 163.6 km (17 de Fevereiro)
2ª etapa: Lagoa - Alto da Fóia (Monchique) / 198,6 km (18 de Fevereiro)
3ª etapa (contrarrelógio): Sagres - Sagres / 18 km (19 de Fevereiro)
4ª etapa: S.Brás de Alportel - Tavira / 194 km (20 de Fevereiro)
5ª etapa: Almodôvar - Malhão (Loulé) / 169 km (21 de Fevereiro)