Até ao intervalo, o Penafiel assumiu sempre as rédeas da posse de bola, não permitindo remates perigosos ao Santa Maria.
Corpo do artigo
O Penafiel, da II Liga, venceu este domingo o Santa Maria, até então uma das equipas 'sobreviventes' dos campeonatos distritais, por 3-0, avançando para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com Robinho a 'bisar'.
Num encontro em que o conjunto de Barcelos nunca conseguiu contrariar o claro favoritismo dos 'rubro-negros', Robinho inaugurou o marcador através da conversão de uma grande penalidade, aos 21 minutos de jogo, e voltou a 'fazer o gosto ao pé', aos 47, antes de Gabriel Barbosa sentenciar o resultado, aos 53.
Nos primeiros minutos, o Santa Maria, que milita no principal escalão dos distritais de Braga, conseguiu bater-se de igual para igual, impedindo o Penafiel de obter oportunidades de jogo evidentes.
Ao minuto 17, André Silva foi derrubado no interior da área adversária, com o árbitro Carlos Teixeira a apontar prontamente para a marca dos onze metros, uma decisão muito protestada pelos visitantes.
Chamado à conversão da grande penalidade, Robinho enganou o guardião Naifas e inaugurou o marcador com facilidade.
Até ao intervalo, o Penafiel assumiu sempre as rédeas da posse de bola, não permitindo remates perigosos ao Santa Maria, mas também não foi incisivo na procura do 2-0.
À entrada dos segundos 45 minutos, o conjunto de Hélder Cristóvão elevou o seu nível e prontamente chegou ao segundo tento, decorridos apenas dois minutos do segundo tempo, quando Robinho, após procurar tabelar com Gabriel Barbosa, partiu para uma arrancada individual que só parou quando picou a bola por cima do guarda-redes para marcar.
Com 53 minutos jogados, André Silva sobrepôs-se pelo corredor direito e tirou um cruzamento rasteiro que permitiu a Gabriel Barbosa uma finalização fácil, com toda a baliza adversária à sua mercê, que fechou o marcador.
Até final, destacou-se um cabeceameto do experiente avançado Hugo Vieira, aos 79, numa rara aparição do guarda-redes penafidelense Manuel Baldé, perante um resultado que poderia ter sido mais dilatado para o conjunto da casa.