Moreno Teixeira assume o comando da equipa "com efeitos imediatos e permanentes".
Corpo do artigo
O Vitória Sport Clube, de Guimarães, anunciou esta segunda-feira que o treinador Pepa e os adjuntos que o acompanham "foram afastados" do comando da equipa principal do clube.
Em comunicado publicado no site oficial, os responsáveis vimaranenses anunciam também que Moreno Teixeira assume o papel de treinador principal "com efeitos imediatos e permanentes".
Moreno Teixeira, que até aqui comandou a equipa B dos vitorianos, "orientará, já nesta quarta-feira, a equipa principal no jogo de preparação frente ao SCU Torreense".
O clube remete mais informações para uma conferência de imprensa a realizar às 14h00 desta quarta-feira.
Pepa deixa o cargo a pouco mais de uma semana da estreia oficial do Vitória de Guimarães na temporada 2022/23, com a receção aos húngaros do Puskas Akadémia, em 21 de julho, a contar para a primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, marcada para as 20h30.
O treinador de 41 anos, natural de Torres Novas, ingressou no clube vimaranense em maio de 2021 e conduziu a equipa ao sexto lugar na I Liga portuguesa, que valeu o apuramento europeu, por via do triunfo do campeão FC Porto na Taça de Portugal.
Treinador desde 2007, quando assumiu as camadas jovens do Sacavenense, Pepa cumpriu três épocas nos escalões de formação do Benfica, antes de se estrear como treinador principal no futebol sénior em 2013, pela Sanjoanense.
Depois da ascensão à II Liga, para treinar o Feirense, na época 2015/16, o técnico estreou-se na divisão principal pelo Moreirense, em 2016/17, antes de passar pelo Tondela, entre 2016/17 e 2018/19, e pelo Paços de Ferreira, entre 2019/20 e 2020/21.
Com a saída de Pepa, saíram também os adjuntos Samuel Correia, Pedro Azevedo, Pedro Oliveira, João Ricardo Pinto e Hugo Silva.