Pequeno resistente com um sonho: Amarante quer receber um grande na Taça de Portugal
O clube do distrito do Porto é o único fora dos campeonatos profissionais ainda em prova e o presidente assume à TSF que quer receber um grande.
Corpo do artigo
O Amarante é o único sobrevivente fora dos campeonatos profissionais na Taça de Portugal e espera defrontar um grande do futebol português nos oitavos de final da competição.
"É isso que o Amarante deseja. É a nossa pretensão. Sabemos que chegar à final e vencer a prova é algo extremamente difícil para um clube da dimensão do Amarante e, por isso, gostaríamos que fosse uma grande festa da Taça, que pudéssemos jogar contra um grande. Penso que era uma grande alegria para a equipa, para os adeptos e para a cidade", diz à TSF o presidente do clube, Ricardo Ribeiro.
TSF\audio\2023\11\noticias\27\ricardo_ribeiro_1_receber_um_grande
Para chegar aos oitavos de final da Taça de Portugal, o Amarante venceu o Paredes por 2-0. Nas rondas anteriores, os amarantinos tinham eliminado o Sertanense e a Académica. Agora, espera um grande, mas a preparação para um jogo dessa dimensão não será fácil.
"O Amarante, a nível de instalações, tem uma bancada. É uma bancada de excelência que nos permite realmente receber qualquer equipa. Temos essa adversidade da luz e, eventualmente, se o sorteio nos for favorável, é algo que vamos ter de equacionar até junto do município, porque o estádio é municipal, para tentarmos perceber a possibilidade ou não de o jogo se realizar cá", refere o presidente do clube.
Ainda assim, o objetivo é mesmo receber um grande em Amarante: "Para nós este sonho faz sentido com uma festa em casa. Se tivermos de jogar fora, vai ser efetivamente uma desilusão para nós, mas gostávamos muito de disputar este jogo na nossa casa, com o nosso público, com os nossos adeptos. Era diferente, se assim fosse."
TSF\audio\2023\11\noticias\27\ricardo_ribeiro_3_jogar_em_casa
O sorteio dos oitavos de final da prova rainha do futebol português realiza-se na quarta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, e a equipa vai voltar a reunir-se para ver o que lhe calha em sorte, tal como aconteceu na última eliminatória: "Já na última eliminatória reunimo-nos, assistimos ao sorteio todos juntos e desta vez vamos voltar a fazê-lo. Ainda não sabemos muito bem o local, mas vamos voltar a assistir ao sorteio todos juntos."
O Amarante é o atual líder da série B do Campeonato de Portugal, somando oito vitórias e dois empates em dez jogos. Juntando os três já disputados na Taça de Portugal, os amarantinos não perderam nenhum dos 13 jogos que já disputaram na presente temporada.
TSF\audio\2023\11\noticias\27\ricardo_ribeiro_2_epoca_positiva
"Os nossos atletas e a nossa equipa técnica têm sido uns verdadeiros heróis. São 13 jogos sem conhecer o sabor da derrota, com números muito bons, tanto golos marcados, golos sofridos. Tem sido mérito deles que tanto trabalham para nos dar estas alegrias", considera Ricardo Ribeiro.
O Amarante é o único clube dos campeonatos semiprofissionais ainda em prova na Taça de Portugal. De resto, há seis clubes da II Liga e nove do principal escalão do futebol português, onde se incluem os quatro principais clubes portugueses da atualidade.