"Perda irreparável", "grande adversário" e "momentos inesquecíveis". As reações à morte de Manuel Fernandes
Entre clubes e instituições, também aqueles que conviveram de perto com o ex-futebolista deixaram elogios
Corpo do artigo
Várias figuras do futebol e não só já se pronunciaram relativamente a Manuel Fernandes, antigo jogador e treinador do Sporting que morreu esta quinta-feira aos 73 anos. Entre colegas, adversários, instituições, os elogios ao antigo futebolista somam-se.
Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting, recorda à TSF "o talento, a arte, o entusiasmo": "É uma perda irreparável. Não há muitos como o Manuel Fernandes. O Manuel Fernandes foi um exemplo em toda a sua dimensão. Grande, grande sportinguista, grande talento, dos melhores jogadores da história de Portugal e um dos melhores jogadores do Sporting Clube de Portugal. O nosso querido capitão quer no relvado, quer fora do relvado, sabia defender o Sporting como ninguém."
Também em declarações à TSF, Godinho Lopes, outro antigo presidente dos leões, lembra que lhe lançou o desafio do dirigismo. "Quando eu me candidatei, em 2011, a Presidente do Sporting, fui buscá-lo a Setúbal, onde ele estava, e passou a integrar a minha equipa e depois, mais tarde, a equipa B. Era uma pessoa, de facto, me orgulho de ter trabalhado em conjunto com ele e sempre com a dignidade que a sua figura transparece", conta.
Passando aos adversários, Humberto Coelho, ex-jogador do Benfica, fala de um amigo: "Era um grande jogador, um grande adversário, representava um grande clube e tivemos, de facto, momentos inesquecíveis dentro e fora do campo, mas é uma perda muito grande para o futebol português, para o futebol mundial. Um grande colega da seleção, de facto, um jogador que em campo e tudo em campo para ganhar e isso era fundamental. Também era um grande amigo."
Entre os clubes, o Sporting não poderia deixar de manifestar as condolências à família. "Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao clube", sintetizam os leões.
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, classificou como "um herói de várias gerações" o antigo futebolista Manuel Fernandes e referiu que o "coração sportinguista está em sofrimento".
"Partiu um dos melhores da história do Sporting Clube de Portugal, um dos melhores da história do futebol português. Mais do que uma lenda, morreu o herói de várias gerações. O coração Sportinguista está em sofrimento", escreveu Varandas, numa mensagem divulgada pelo clube.
No lado de fora do Estádio de Alvalade, junto à porta 9 (a porta "Manuel Fernandes"), está a ser exibida uma tarja com a mensagem: "Campeão eterno. Descansa em paz."
Também os rivais deixaram mensagens. Benfica e FC Porto manifestaram na quinta-feira pesar pela morte do antigo internacional português e treinador Manuel Fernandes, que se celebrizou como futebolista ao serviço do rival Sporting.
"O Sport Lisboa e Benfica expressa profundas condolências pela morte de Manuel Fernandes. À família e amigos, o clube endereça sentidos pêsames. Que descanse em paz", reagiu o clube da Luz, numa nota divulgada no seu site oficial.
Já o FC Porto utilizou a rede social X para recordar o antigo avançado internacional português.
"Grandes adversários enriquecem a nossa história. O Futebol Clube do Porto envia sentidas condolências à família e amigos de Manuel Fernandes", escreveram os dragões, numa publicação acompanhada por uma fotografia de Manuel Fernandes a disputar um lance num encontro com os portistas.
Outro dos clubes que se manifestou foi o Vitória de Setúbal, pelo qual Manuel Fernandes passou enquanto treinador. "Um dos nossos partiu. Foi uma honra. Até sempre, Manel. Que o céu o celebre com paz e muitos golos", escreveram os sadinos, na rede social Instagram.
A Liga Portuguesa de futebol Profissional (LPFP) considera que Manuel Fernandes deixa um "legado eterno". "Uma lenda. Um legado que será eterno. Obrigado e até sempre, Manuel Fernandes", manifestou a Liga, junto a uma imagem com várias fotografias de Manuel Fernandes enquanto jogador e já mais tarde. Na mesma nota, o organismo do futebol português despede-se com um "até sempre, Manuel Fernandes".
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, lamentou a morte de Manuel Fernandes, lembrando a carreira brilhante do antigo internacional português, um "exímio finalizador".
"Foi com profunda tristeza que tive conhecimento da morte do Manuel Fernandes, um jogador extraordinário, um homem simples e bom, um grande capitão e uma enorme referência do Sporting Clube de Portugal", assinalou o dirigente máximo da FPF.
Fernando Gomes lembrou o percurso do avançado por CUF, Sporting e Vitória de Setúbal, mas também a representação das seleções AA, B e sub-21.
"Foi uma inspiração para jogadores de várias gerações e será visto para sempre como uma das figuras maiores do nosso futebol", acrescentou.
José Mourinho disse que Manuel Fernandes será sempre o seu treinador, lembrando-se dos tempos que foi o ex-futebolista do Sporting e também treinador a dar-lhe oportunidade no futebol profissional.
"Um grande homem, um jogador extraordinário, um amigo verdadeiro, o homem que acreditou num miúdo e levou-me para o futebol profissional. Deixou-nos e será um dia difícil de trabalho para mim, mas ainda o consigo ouvir 'vamos lá, Zé'. O meu treinador, Manuel Fernandes para sempre", escreveu Mourinho nas redes sociais.
