Pereira na final do triplo salto e Nader nas meias-finais no dia do recorde de Vieira
A estrela da comitiva lusa foi Tiago Luís Pereira, com 16,77 metros, na sua última tentativa, assegurando a presença na final do triplo salto - defendendo a honra nacional numa especialidade em que Portugal conta com dois títulos.
Corpo do artigo
Tiago Luís Pereira assegurou no sábado à justa a presença lusa na final do triplo nos Mundiais de atletismo, enquanto Isaac Nader passou às meias-finais dos 1500 metros e o marchador João Vieira foi consagrado pela sua longevidade.
O veterano marchador de 47 anos iniciou no sábado a sua 13.ª presença em Campeonatos do Mundo, na sua 19.ª edição, em Budapeste, com o 33.º lugar nos 20 quilómetros marcha, entre os 50 presentes.
João Vieira, medalha de prata nos 50 quilómetros em Doha 2019 e bronze nos 20 em Moscovo 2013, igualou o registo do espanhol e também marchador Jesus Bragado, que se tinha tornado no atleta com mais presenças com mais quatro anos do que o português.
A jornada do marchador de Rio Maior começou bem cedo, com o aquecimento para a prova que viria a ser atrasada em duas horas devido à trovoada e à chuva torrencial, um dia depois do desfecho da uma atribulada viagem entre Lisboa e Budapeste, com uma escala demasiado longa em Frankfurt, enquanto aguarda a sua mala e os seus abastecimentos, para a prova dos 35 quilómetros, marcada para quinta-feira.
No novíssimo Centro Nacional de Atletismo, a estrela da comitiva lusa foi Tiago Luís Pereira, com 16,77 metros, na sua última tentativa, assegurando a presença na final do triplo salto - defendendo a honra nacional numa especialidade em que Portugal conta com dois títulos, de Nelson Évora, em Osaka 2007, e do agora ausente por lesão Pedro Pablo Pichardo, em Oregon 2022.
Mais folgado foi o apuramento de Isaac Nader, que já conseguiu marca de qualificação para Paris 2024, para as meias-finais dos 1.500 metros, com o quinto lugar na sua série, em 03.34,36 minutos, o 11.º registo entre os presentes.
Pelo caminho ficaram, na mesma distância, Salomé Afonso e Marta Pen, 37.ª e 42.ª entre as 55 em prova nas eliminatórias dos 1.500, e os lançadores do peso Francisco Belo e Tsanko Arnaudov, que não foram além dos 27.º e 30.ºs lugares na qualificação.
A estafeta mista 4x400 metros, sem recordista nacional da distância João Coelho, foi eliminada, ao terminar no 16.º e último lugar, igualmente aquém do objetivo de melhorar o recorde nacional - o quarteto constituído por Omar Elkhatib, Cátia Azevedo, Ricardo dos Santos e Fatoumata Diallo concluiu o exercício em 03.15,75 minutos, a mais de um segundo e meio do recorde nacional (03.14,06).
Os 19.ºs Campeonatos do Mundo de atletismo decorrem até 27 de agosto, em Budapeste.