A Bala de Baltimore assegurou a 23ª medalha olímpica, 19 delas de ouro, na estafeta dos 4x100 metros livres. Katie Ledecky, Adam Peaty e Sarah Sjostrom nadaram para o recorde do mundo.
Corpo do artigo
A estafeta masculina norte-americana conquistou o título olímpico nos 4x100 metros livres, tendo Michael Phelps assegurado o seu 19.º ouro e a 23.ª medalha olímpica no total. Apesar de ter começado mais lenta, a equipa dos Estados Unidos passou para a frente no segundo percurso, através de Phelps, e não mais largou o comando da prova, apesar de a equipa francesa ter encurtado a desvantagem no final.
O quarteto norte-americano, constituído por Caeleb Dressel, Michael Phelps, Ryan Held e Nathan Adrian, venceu a prova em 3.09,92 minutos, menos 61 centésimos de segundo do que a equipa francesa, que há quatro anos tinha batido os Estados Unidos em Londres. A medalha de bronze foi para a Austrália, que, num último percurso fortíssimo de Cameron McEvoy, relegou a Rússia para o quarto posto.
Katie Ledecky conquista ouro nos 400 livres e novo recorde do mundo
A nadadora norte-americana Katie Ledecky conquistou a medalha de ouro dos 400 metros livres dos Jogos Olímpicos, 'pulverizando' em quase dois segundos o anterior recorde do mundo da disciplina.
Ledecky nadou a distância em 3.56,46 minutos e deixou a quase cinco segundos a segunda classificada, a britânica Carlin Jazz, medalha de prata, enquanto a de bronze foi para a também norte-americana Leah Smith.
Adam Peaty conquista ouro nos 100 bruços e repete recorde do mundo
O nadador britânico Adam Peaty sagrou-se campeão olímpico dos 100 metros bruços, ao vencer a prova com novo recorde do mundo, que já tinha batido nas eliminatórias.
Peaty tocou no muro com o tempo de 57,13 segundos, menos 42 centésimos de segundo do que o recorde que já tinha batido no sábado, enquanto a medalha de prata foi para o sul-africano Cameron van der Burgh e a de bronze foi para o norte-americano Cody Miller.
Sarah Sjostrom conquistou medalha de ouro e recorde do mundo nos 100 mariposa
A sueca Sarah Sjostrom conquistou a medalha de ouro na prova de 100 metros mariposa, vencendo a prova em 55,48 segundos, novo recorde do mundo.
A nadadora sueca, que conquistou os últimos três títulos mundiais, melhorou o seu próprio recorde, estabelecido nos mundiais de 2015, em 16 centésimos de segundo, tendo superado hoje a jovem canadiana Penny Oleksiak, de apenas 16 anos, que foi segunda, e a norte-americana Dana Vollmer, medalha de bronze.
Sjostrom tornou-se na primeira nadadora sueca a conquistar um título olímpico na natação.