O sul-africano Chad le Clos conquistou hoje a medalha de ouro nos 200 metros mariposa dos Jogos Olímpicos Londres2012, ao bater na final o norte-americano Michael Phelps, que ainda assim fez história, por cinco centésimos de segundo.
Corpo do artigo
Chad le Clos terminou a prova em 1.52,96 minutos, enquanto Phelps, que perseguia o terceiro título consecutivo na especialidade, ficou em segundo, com 1.53,01. O bronze foi para o japonês Takeshi Matsuda, com 1.53,21.
Apesar de ter falhado o ouro, o norte-americano fez história, ao somar a 18ª medalha olímpica, segunda de prata, igualado o recorde da ginasta soviética Larissa Latynina.
O nadador de Baltimore conta agora 14 medalhas de ouro, duas de prata - a outra também em Londres, nos 4x100 metros livres - e outras tantas de bronze.
Mas o dia pode, no entanto, tornar-se ainda mais "imortal" para Michael Phelps, que pode superar as 18 medalhas de Latynina (nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze) caso participe na estafeta norte-americana dos 200 livres e chegue ao pódio.