
Phil Bauhaus ao vencer a 1ª etapa da Volta a Portugal
Global Imagens/Fernando Pereira
O alemão Phil Bauhaus venceu hoje ao "sprint" a primeira etapa da Volta a Portugal em bicicleta, impondo-se a Manuel Cardoso e Davide Vigano, na Maia, onde Victor de la Parte segurou a liderança.
Corpo do artigo
Phil Bauhaus (Stölting) gastou 4:51.10 horas para concluir os 183,5 quilómetros da tirada que partiu de Lousada, tendo Victor De la Parte (Efapel-Glassdrive) mantido a vantagem de quatro e dez segundos sobre os compatriota Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa) e Luis Leon Sanchez (Caja Rural), segundo e terceiros classificados, respetivamente.
Digno sucessor dos sprinters alemães que reinam na atualidade, o jovem Phil Bauhaus (Team Stolting) demonstrou que é um claro obstáculo às pretensões ganhadoras do português Manuel Cardoso (Banco Bic-Carmin), ao impor-se na Maia no final de uma acidentada jornada, em que o camisola amarela Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive) caiu e chegou a ponderar o abandono.
«Era o meu objetivo ganhar uma etapa, estou muito feliz por ter sido logo a primeira. Igualar o Kittel? Quatro etapas será muito difícil, talvez mais uma. Assim já seria bom», assumiu o alemão de 20 anos, agora líder da geral por pontos.
Na sexta-feira, a etapa não será para sprinters, já que o final dos 171,8 quilómetros entre Gondomar e Braga compreende três subidas ao Sameiro, a primeira de terceira categoria e as duas seguintes de segunda.