Arranca esta segunda-feira mais um Dakar, desta vez sem pilotos portugueses nos automóveis. Já nas motos o contingente é alargado.
Corpo do artigo
De acordo com Marc Comà, diretor desportivo da ASO, organizadora da prova, "esta é a edição mais difícil da história sul-americana do Dakar". Com um percurso de cerca de 9000 km, 39.ª edição da prova tem partida de Assunção, capital do estreante Paraguai, e dia de descanso em La Paz, na Bolívia.
Sete tiradas com especiais superiores a 400 km, uma etapa - Salta-Chilecito com, praticamente, 1000 km e a primeira semana cumprida a altitudes que variam entre 3600 e 4800 metros, constituem a estrutura base da prova.
Portugal conta com 11 motards: destaque Hélder Rodrigues (Yamaha), 3.º classificado em 2011 e 2012, e Paulo Gonçalves (Honda), que terminou no 2.º lugar em 2015.
Mário Patrão (KTM) e Pedro Bianchi Prata (Honda) vão repetir, depois de terem sido 13.º e 68.º, respetivamente, na última edição da prova, enquanto Joaquim Rodrigues (Hero Speedbrain), Gonçalo Reis (KTM), Luís Portela Morais (KTM), David Megre (KTM), Rui Oliveira (Yamaha), Fausto Mota (Yamaha) e Fernando Sousa Jr. (KTM) completam a seleção nacional.
O grande ausente é Ruben Faria, que terminou na 2.ª posição em 2013.
Nos automóveis, apenas dois portugueses e ambos no banco do lado direito: os navegadores Filipe Palmeiro e Paulo Fiúza, fazem dupla com o chileno Boris Garafulic e com o alemão Stephan Schott, respetivamente, ambos em Mini.
Nos camiões, José Martins vai estar ao lado do francês Thomas Robineau (Iveco) e Armando Loureiro será o copiloto do romeno Georges Ginesta.
Nos automóveis, o quarteto de sonho da Peugeot mantém-se sem alterações - Stéphane Peterhansel, Sebastien Loeb, Carlos Sainz e Cyril Désprès alinham com o novo 3008 DKR - mas a Toyota esteve muito ativa no mercado de transferências: para além do habitual Giniel de Villiers, as Hilux vão ter ao volante o duplo vencedor Nasser Al Attiyah (2011, 2015) e Joan Roma, que ganhou em 2014.
Os Mini da X-Raid vão tentar o 5.º triunfo consecutivo, com Mikko Hirvonen, 4.º na última edição, que marcou a estreia do finlandês, e ainda com Orly Terranova e YazeedAl Rahji. O nortye-americano Bryce Menzies é estreante.
Nos camiões, Gerard de Rooy conta na equipa, uma vez mais, com o argentino Federico Villagra, que terminou no pódio em 2016, mas os Kamaz também são sérios candidatos. A vitória é o objetivo de Ayrat Mardeev e Eduard Nikolaev, mas a nota de surpresa pode ser dada por Ales Loprais, que regressa à Tatra, a marca checa que permitiu a seu tio Karel conquistar seis triunfos.
Números dos portugueses
Motos
5 - Hélder Rodrigues (Yamaha)
17 - Paulo Gonçalves (Honda)
27 - Joaquim Rodrigues (Hero)
28 - Mário Patrão (KTM)
64 - Gonçalo Reis (KTM)
75 - Pedro Bianchi Prata (Honda)
103 - Rui Oliveira (Yamaha)
104 - Luís Portela de Morais (KTM)
105 - Fausto Mota (Yamaha)
114 - David Megre (KTM)
131 - Fernando Sousa Jr (KTM)
Autos
314 - Boris Garafulic/FILIPE PALMEIRO (Mini)
325 - Stephan Schott/PAULO FIÚZA (Mini)
Camiões
529 - Thomas Robineau/JOSÉ MARTINS/Dave Berghmans (Iveco)
544 - Georges Ginesta/ARMANDO LOUREIRO/Christophe Allot (MAN)
Inscritos
316 veículos
146 motos
73 autos
10 SSV (UTV e Buggy até 1050 cc)
50 camiões
37 quads
419 concorrentes
59 países representados