Nestes Mundiais, Pimenta foi ouro nos olímpicos K1 1000 metros e bronze em K1 500.
Corpo do artigo
O canoísta Fernando Pimenta conquistou este domingo a medalha de prata na prova de K1 5000 metros dos Mundiais da Alemanha, o seu terceiro pódio em outras tantas provas em Duisburgo.
O limiano cumpriu a sua regata em 20.09,974 minutos, a 14,507 segundos do vencedor, o dinamarquês Mads Brandt Pedersen, enquanto a medalha de bronze foi para o alemão Nico Paufler.
Nestes Mundiais, Pimenta foi ouro nos olímpicos K1 1000 metros e bronze em K1 500.
Portugal termina os Campeonatos do Mundo com um total de quatro pódios, referindo-se ainda o título de João Ribeiro e Messias Baptista nos igualmente olímpicos K2 500 metros.
O atleta garante, em declarações aos jornalistas, que trabalha para a "obtenção de resultados de excelência".
TSF\audio\2023\08\noticias\27\fernando_pimenta_1_desforra
Fernando Pimenta sublinha que durante a próxima semana vai participar no Mundial de Maratonas, "na casa" de Mads Brandt Pedersen, prometendo aí a "desforra" ao dinamarquês.
"Tenho agora durante a próxima semana o Mundial de maratonas na casa dele e vamos fazer a desforra", desafia.
O português admite que conseguia "fazer melhor e ir mais rápido", mas preferiu não arriscar por ter medo de cair e se magoar.
"Saiba que este dinamarquês é muito especialista, é muito duro neste tipo de provas, tentei acompanhá-lo. Fugiu-me uma vez. Apanhei-o. Depois voltou a fugir e voltei a apanhá-lo, só que já estava com bastante água dentro do caiaque e na portagem nunca quis arriscar muito", confessa.
TSF\audio\2023\08\noticias\27\fernado_pimenta_2_sem_validade
O limiano assume-se, ainda, "como um dos mais fortes do mundo em termos de resiliência" e diz que em termos "físicos e mentais" é um dos "atletas mais fortes que existe à face da Terra", acrescentando ainda que se fosse desafiado para fazer 200 km de bicicleta ou uma maratona, "ia e fazia".
"Não tenho medo de qualquer tipo de desafio. Sou muito bem capaz disso. Fernando Mendes não tem limites, não tem data de validade e está cá para as curvas", assegura.
Fernando Pimenta adianta ainda que Marcelo Rebelo de Sousa já o contactou e o felicitou pela obtenção do título, tendo deixado claro que, "como sempre, está bastante atento" à carreira do atleta.
TSF\audio\2023\08\noticias\27\fernando_pimenta_3_pr
"Gostava também de deixar claro que eu não estou, em nada, contra aquilo que o nosso Presidente da República tem vindo a fazer. Já fui, felizmente, três vezes condecorado pela Presidência da República. Como é óbvio, não é para isso que eu trabalho, mas sim dar um bocadinho a voz aos meus colegas da minha modalidade e não só, também da parte do meu treinador. Acho que, provavelmente, em Portugal, é o treinador com mais medalhas em Mundiais e Europeus e nunca foi homenageado pela Presidência da República", lamenta.