Pinto da Costa suspenso por 35 dias após críticas à arbitragem do Estoril-FC Porto
O ainda líder portista foi ainda condenado a pagar uma multa de cinco mil euros.
Corpo do artigo
O ainda presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, foi suspenso pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol por 35 dias após as críticas feitas à arbitragem do jogo entre os dragões e o Estoril.
O líder portista foi ainda condenado a pagar uma multa de cinco mil euros. Em causa estão as declarações de Pinto da Costa no final da partida.
"O que passou nesta jornada é o corolário do que vem acontecendo há muitas. Inventou-se um VAR na esperança que funcionasse... (...) Hoje há um penálti flagrante, porque é uma cotovelada que o jogador dá no Francisco Conceição. Foi ao VAR fazer asneiras e retificar algo que estava certo. O sr. Tiago Martins já com o Gil nos fez perder um campeonato. Tem a fama de ser o melhor VAR, e em vez de estar preocupado em fazer campanha, como fez no Dragão pelo Sr. Fontelas Gomes, devia preocupar-se em arbitrar, em ser correto nas chamadas e não falsear resultados como hoje", disse o presidente do FC Porto logo após a derrota frente aos canarinhos.
E complementou: "Se isto não é penálti, só se for o Di Maria na Luz. Há que ter em atenção que o VAR não pode servir para árbitros desempregados ou reformados sem qualidades. E porque tem fama de que é o melhor faz sistematicamente coisas destas e induz o árbitro em erro. Depois da má imagem deixou internacionalmente em Madrid, no Espanha-Brasil, depois daquela vergonha, este árbitro não tinha condições. O FC Porto tem sido vergonhosamente prejudicado, sobretudo pelos VAR. Espero que o Sr. Fontelas reflita e veja se realmente tem mão nisto. Se não tem, é melhor dar lugar a outro."
A partida ficou marcada por um penálti assinalado pelo árbitro, António Nobre, a Mangala sobre Francisco Conceição, revertido após ação do VAR da partida, Tiago Martins. Os dragões perderam por 1-0 e ainda terminaram o jogo reduzidos a nove, com as expulsões de Diogo Costa e Francisco Conceição.
Quanto a Pinto da Costa, deixará de ser o presidente do FC Porto após perder as eleições para André Villas-Boas. A posse dos novos órgãos sociais do clube estão marcadas para a próxima semana, 7 de maio, e a definição da nova SAD dos dragões terá de ocorrer nos 21 dias seguintes.