"Pirotecnia e adeptos de risco." PSP controla quem assiste aos jogos de Portugal na Alemanha
"Já foram sinalizados alguns adeptos e o nosso papel é alertar as autoridades alemãs para o seu comportamento", disse à TSF o superintendente Pedro Sousa
Corpo do artigo
Uma das três equipas de polícias portugueses que estão na Alemanha já se encontra em Hamburgo para o Jogo Portugal-França. São 7 elementos da PSP e dois da GNR, os chamados "spotters", que acompanham, monitorizam e comunicam com os adeptos nacionais. Com a ajuda dos oficiais de ligação que se encontram a apoiar a polícia alemã no Centro Internacional de Cooperação Policial em Düsseldorf já detetaram adeptos de risco.
"Há sempre a circular por toda a Europa e de Portugal. Já foram sinalizados alguns adeptos e o nosso papel é alertar as autoridades alemãs para o seu comportamento", refere o oficial que coordena a delegação policial portuguesa na Alemanha. Essa equipa faz o controlo e a análise dos adeptos presentes, fornece todas as informações à polícia alemã e realiza o contacto com as delegações policiais que estão no terreno.
"Quando chegamos à cidade onde o jogo se vai realizar, são sempre feitas reuniões com a polícia local, com a UEFA, com a cidade, e nessa altura é que começamos a trocar informações", refere o superintendente Pedro Sousa, adiantando que não consegue ainda avaliar o grau de risco desta partida em particular.
Apesar dos elogios da polícia alemã ao comportamento dos adeptos portugueses, já têm surgido situações relacionadas com a deteção de artefactos de pirotecnia e de consumo de álcool. "Emitimos constantemente recomendações aos adeptos sobre esses comportamentos", diz o oficial
"É exatamente [por causa] da pirotecnia que alguns adeptos portugueses têm tido algumas interações com a polícia alemã", admite
Estima-se que os adeptos portugueses para o jogo de sexta-feira tenham adquirido 10 mil bilhetes.
O superintendente Pedro Sousa, que acompanhe esta "equipa móvel", viajando para todas as cidades onde se passam os jogos da seleção portuguesa, está disposto a ficar pela Alemanha mais uns tempos.
"Estamos motivados e preparados para regressar a Portugal apenas no dia 15 de julho, para acompanhar a nossa seleção nacional com o título de campeão europeu", afirma otimista.
A PSP tem na Alemanha outra equipa de 16 elementos que tem poderes executivos, e que, no âmbito da cooperação bilateral, tem trabalhado com a Polícia Federal alemã, tendo já detetado vários ilícitos criminais, nomeadamente crimes de carteiristas.
A Polícia de Segurança Pública deslocou também para a Alemanha uma equipa que faz habitualmente a segurança dos jogadores da seleção.