O presidente da UEFA, Michel Platini, reuniu-se hoje em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para discutir medidas para intensificar a luta contra a viciação de resultados e melhorar o «fair-play» financeiro no futebol europeu.
Corpo do artigo
No seu terceiro encontro desde 2007, Platini e Barroso debateram medidas para combater alguns dos problemas que afetam o futebol europeu atualmente, como a viciação de resultados de jogos ligados a apostas desportivas ou a propriedade de passes de jogadores por parte de terceiros.
Algumas das medidas apresentadas hoje pela UEFA incluíam a criação do «crime de fraude desportiva», uma colaboração mais estruturada entre as autoridades públicas e as federações desportivas e o reconhecimento dos direitos de propriedade das federações às competições que organizam.
A reunião serviu também para discutir outros «temas de interesse comum», segundo Platini, como a organização do novo formato do Euro2020, que deverá decorrer em 13 países do continente Europeu e que foi apoiado pelo presidente da Comissão Europeia.
Barroso destacou no final da reunião a importância que «o desporto, e o futebol em particular, tem na vida dos estados membros», já Platini mostrou-se satisfeito pela «cooperação frutífera» entre os dois organismos europeus na resolução dos problemas que afetam o futebol europeu.