Segunda parte demolidora aumenta vantagem do FC Porto na liderança da I Liga. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto recebeu e goleou o Tondela por 4-0. Num encontro disputado no Estádio do Dragão, os azuis e brancos aumentaram, de forma provisória, a vantagem em relação ao Sporting na liderança da I Liga para nove pontos.
Depois da derrota frente ao Lyon, para a Liga Europa, os dragões entraram no jogo com a ânsia de reverter a imagem deixada no encontro europeu. Ainda antes do minuto 10, o lateral Wendell apareceu no miolo da grande área e esteve perto de inaugurar o marcador, mas encontrou pela frente o guarda-redes dos beirões, Pedro Trigueira.
A equipa portista contou com boas oportunidades para marcar, mas sem sucesso. Entretanto, foi a vez do Tondela aproveitar alguma displicência do meio-campo adversário, que perdeu várias vezes a posse de bola, e também criou perigo no Dragão através de diversos contra-ataques.
O atrevimento ofensivo do Tondela desceu de tom, mas continuava capaz de manter o empate com uma atenção redobrada a nível defensivo.
Até que, antes do intervalo, Mehdi Taremi sofreu penálti e converteu da marca dos 11 metros, mesmo em cima do intervalo, desfazendo a igualdade no marcador. O iraniano voltou a fazer o gosto ao pé frente aos beirões, após ter marcado um hat-trick no jogo da primeira volta, em terras beirãs.
https://tsf.vsports.pt/embd/75321/m/9109/tsf/9275456b836b4c70ced12f0454e9625e?autostart=false
No início da segunda parte, inverteram-se os papéis. O FC Porto perdeu alguma pressão depois de assumir a dianteira do resultado e começou a produzir mais jogadas perigosas, enquanto o Tondela começou a ter dificuldades em ligar setores e criar perigo.
Ao passar do minuto 60, saíram do banco portista Fábio Vieira e Francisco Conceição. Pouco depois, os dois internacionais sub-21 por Portugal protagonizaram uma das melhores jogadas do jogo, com um golo de Conceição a ser impedido pelo poste da baliza dos beirões.
Num lance em que dois jogadores do Tondela tentaram recuperar a posse de bola, Manu Hernando, que já tinha um amarelo, voltou a ser sancionado e deixou a equipa do distrito de Viseu reduzida a dez jogadores para os últimos 20 minutos.
GALENO ENTROU COM TUDO
E de repente o @FCPorto ganha por 4️⃣➖0️⃣#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #ligaportugal #ligaportugalbwin #fcporto #FCP #cdtondela #tondela #CDT #FCPCDT #Galeno #FabioVieira #FranciscoConceicao pic.twitter.com/qN8hAIjQtc- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) March 13, 2022
Os dragões aproveitaram a superioridade numérica logo a seguir. Wanderson Galeno estreou-se a marcar pelo FC Porto depois de uma jogada em que Otávio encontrou um espaço sem ocupação da defensiva tondelense.
Ainda o grito do 2-0 ecoava no Estádio do Dragão e os adeptos já tinham mais uma razão para saltar dos lugares. Galeno voltou a ser fundamental na jogada, servindo Mehdi Taremi, que falha em frente a Trigueira, mas Fábio Vieira estava no sítio certo para fazer o terceiro.
O Minuto 70 foi sinónimo de golos para o FC Porto. Após ter testado o remate mais cedo no jogo, Francisco Conceição conseguiu mesmo marcar e ampliou para 4-0. A vantagem azul e branca são não foi maior devido a algumas defesas de Pedro Trigueira, que fechou a baliza até ao apito final de Gustavo Correia.
Onze do Porto: Diogo Costa; João Mário, Chancel Mbemba, Fábio Cardoso e Wendell; Pepê, Matheus Uribe, Vitinha e Otávio; Evanilson e Mehdi Taremi
Onze do Tondela: Pedro Trigueira; Tiago Almeida, Manu Hernando, Sagnan, Marcelo Alves e Neto Borges; Pedro Augusto, D'Almeida e Undabarrena; Renat Dadashov e Daniel dos Anjos
Suplentes do Porto: Marchesín, Zaidu, Rúben Semedo, Marko Grujic, Stephen Eustáquio, Fábio Vieira, Francisco Conceição, Galeno e Toni Martínez
Suplentes do Tondela: Babacar Niasse, Javier Avilés, Boseli, Bebeto, Tiago Dantas, Rafael Barbosa, Eduardo Quaresma e Telmo Arcanjo.