Portugal anfitrião da conferência dos ministros do Desporto do Conselho da Europa em 2024
As conferências de ministros do Desporto do Conselho da Europa juntam governantes dos 46 países europeus que integram o Conselho da Europa e ainda Canadá, Israel e Marrocos.
Corpo do artigo
As cidades de Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos vão acolher a 18.ª conferência de ministros do Desporto do Conselho da Europa, que, em 2024, vai realizar-se pela primeira vez em Portugal, anunciou esta quarta-feira o Governo.
Em comunicado, o gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto deu conta da vitória da candidatura do Governo para a organização da conferência na região da associação intermunicipal Frente Atlântica, durante o 17.º encontro ministerial, que decorre em Antalya, na Turquia.
"Para a 18.ª conferência de ministros do Desporto do Conselho da Europa - que integrará no seu programa outras conferências e debates antes e após a Conferência principal -- o Governo português propõe debates sobre a 'proteção e salvaguarda de crianças e jovens no Desporto', a 'igualdade de género no Desporto' e a 'diplomacia desportiva', temas que têm sido prioridade na orientação e atuação para esta área governativa", detalhou a tutela.
Portugal está representado na 17.ª conferência pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, em representação da ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tutela o setor.
Relativamente ao próximo encontro, o gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto considera que a realização da conferência em Portugal "contribui para afirmação internacional do desporto português, em linha com o programa de Governo".
As conferências de ministros do Desporto do Conselho da Europa realizam-se de dois em dois anos, juntando os governantes dos 46 países europeus que integram o Conselho da Europa e ainda Canadá, Israel e Marrocos.
"No ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris, a 18.ª conferência de ministros do Desporto do Conselho da Europa permitirá escrever uma página histórica no Desporto nacional, europeu e internacional", antevê o Governo português.