Portugal com 27 atletas de quatro modalidades nos Paralímpicos Europeus da Juventude
A missão lusa em Istambul, liderada por Daniel Videira, ex-atleta de natação, vai contar ainda com 16 treinadores, assistentes e oficiais, uma médica, dois fisioterapeutas e dois membros do staff, num total de 48 elementos
Corpo do artigo
Portugal vai apresentar uma seleção de 27 atletas de quatro modalidades na sétima edição dos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, entre segunda-feira e 28 de julho em Istambul.
Em relação à edição de 2022, na Finlândia, Portugal apresenta mais dois desportistas e menos uma modalidade, a natação, mantendo a sua participação no atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia e ténis de mesa.
A missão lusa em Istambul, liderada por Daniel Videira, ex-atleta de natação, vai contar ainda com 16 treinadores, assistentes e oficiais, uma médica, dois fisioterapeutas e dois membros do staff, num total de 48 elementos.
Daniel Videira, que terminou a carreira na época finda, aos 33 anos, é antigo atleta paralímpico e atual vogal da Comissão Executiva do Comité Paralímpico de Portugal.
De acordo com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), “esta participação representa uma oportunidade ímpar para os jovens talentos do desporto paralímpico nacional viverem uma experiência competitiva internacional, em contexto multidesportivo, reforçando o compromisso com a formação desportiva e humana dos futuros representantes de Portugal nos grandes palcos do desporto paralímpico”.
Na edição anterior de 2022, realizada em Pajulahti, Finlândia, Portugal conquistou 12 medalhas – oito de ouro, duas de prata e duas de bronze –, mais uma do que em 2019. “Para esta edição, o objetivo é não só aumentar o número de pódios, mas também, e sobretudo, potenciar os jovens talentos nacionais”, acrescenta o CPP.
Lista dos atletas portugueses:
- Atletismo (9): António Santos, Daniel António, Caio Rocha, Tatiana Couto, Leandro Freitas, Leonardo Silva, Mariana Silva, Mónica Silva e Tiago Ramos.
- Basquetebol em cadeira de rodas (8): João Trigueiros, Simão Pimenta, Nuno Nogueira, Pedro Gomes, Afonso Tavares, Tomás Amaral, Diogo Ferrás e João Pedro Castro.
- Boccia (7): Francisco Gouveia, Leonor Lopes, Catarina Monteiro, Alice Moreira, Luís Costa, Carlos Sousa e Rafael Viriato.
- Ténis de Mesa (3): Santiago Pereira, Eurico Silva e Mário Bastardo.