Portugal é cabeça-de-série no sorteio daquele que é considerado um ensaio geral para o Mundial2018. A Taça das Confederações junta os campeões continentais ao país organizador, a Rússia.
Corpo do artigo
A seleção campeã da Europa é um dos quatro cabeças-de-série no sorteio de Kazan, a par da Alemanha, campeã mundial em título, do Chile, campeão sul-americano, e da Rússia, país organizador que, aliás, já sabe que ficará no Grupo A. Tudo o resto está em aberto.
As restantes seleções presentes na competição são o México, campeão norte e centro americano, a Austrália, campeã asiática, a Nova Zelândia, campeã da Oceania, e ainda o representante de África, o futuro campeão da CAN2017, que só será conhecido a 5 de fevereiro.
As oito equipas são divididas por dois grupos, sendo que os dois primeiros classificados passam diretamente para as meias-finais.
Ao contrário do que a FIFA normalmente define, vai ser impossível desta vez evitar que duas equipas da mesma confederação se defrontem na fase de grupos, porque há três seleções europeias. Assim, Portugal ou Alemanha poderão defrontar a anfitriã Rússia, no Grupo A, ou encontrar-se no Grupo B.
O sorteio deste sábado está marcado para as 15 horas e é acompanhado em direto na TSF.