Pelas 19h00 (hora de Lisboa), a selecção portuguesa de futebol conhece os adversários para a fase de qualificação para o Mundial de futebol de 2014, que vai ser organizado no Brasil, numa cerimónia que vai decorrer no Rio de Janeiro.
Corpo do artigo
Portugal, que ocupa o sétimo posto do ranking, quinto europeu, está assim inserido no grupo dos mais fortes que serão os nove cabeças de série para o sorteio.
Para compor os nove grupos de apuramento da zona europeia - oito com seis equipas e um com cinco -, os 53 países filiados na UEFA serão divididos em cinco potes de nove equipas e um apenas com oito.
Os nove melhores europeus na classificação da FIFA estarão no pote 1 na qualidade de cabeças de séries, os nove seguintes no pote 2 e assim em diante até ao pote 6, onde serão colocados os oito pior classificados.
Os primeiros de cada um dos grupos qualificam-se directamente para o Mundial que se disputará no Brasil e os oito melhores segundos classificados terão ainda que disputar um "play off" para definir mais quatro apurados, num total de 13 equipas.
Na Europa, os nove pré-designados são a campeã mundial e europeia, Espanha (1.ª do "ranking"), Holanda (2.ª), Alemanha (3.ª), Inglaterra (6.ª), Portugal (7.º), Itália (8.ª), Croácia (9.º), Noruega (12.ª) e Grécia (13.ª).
A representar Portugal no sorteio estarão o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, e o seleccionador Paulo Bento.