As ginastas Beatriz Martins e Ana Rente conquistaram hoje a medalha de bronze nos trampolins sincronizados dos Jogos Europeus, em Baku, Azerbaijão. Uma queda deixou o ginasta Diogo Ganchinho no último lugar da final de trampolins.
Corpo do artigo
A dupla portuguesa conseguiu 44.500 pontos, ficando a apenas 100 da prata da França, enquanto a Rússia conquistou ouro folgado com 46.400.
"É um bocadinho agridoce. Uma pessoa nunca está satisfeita com o que tem, a menos que seja o primeiro lugar. Mas é óbvio que o terceiro lugar foi espetacular e estamos muito contentes", resumiu Beatriz Martins, de apenas 21 anos.
"Claro que estamos muito contentes por conseguirmos a medalha, mas é mais agridoce por ficarmos a apenas uma décima do segundo lugar, que não é quase nada", reforçou a mais experiente Ana Rente.
A atleta olímpica recordou que a dupla só este ano começou a trabalhar junta e que atingir a final já foi "muito bom": "Sabemos que era resultado que lutávamos e treinamos para o atingir. Esta medalha foi o culminar de uma preparação que terminou da melhor forma".
A prova não correu tão bem ao ginasta Diogo Ganchinho devido a uma queda que o deixou no sexto e último lugar da final de trampolins.
O português teve a responsabilidade de iniciar a final de um só exercício e comprometeu as suas aspirações na terceira pirueta. O pódio ficou completo pelos únicos três atletas que não cometeram erros flagrantes.
Ganchinho ficou assim com 13.240 pontos, bem longe do ouro conquistado pelo russo Dmitry Ushakov (60.090), acompanhado no pódio pelo bielorrusso Uladzislau Hancharou (59.380) e o azeri Ilya Grishunin (58.765).
O chefe de Missão aos I Jogos Europeus, José Garcia, congratulou-se pela primeira medalha feminina da comitiva portuguesa em Baku e o oitavo pódio luso no Azerbaijão.
"O oito é um num que adoro, o três do bronze também e o seis do número de modalidades que conseguiram o pódio até à data também. E o concretizar o sonho de estarem no pódio, alguns no patamar mais alto, mas todos em grande destaque e é isso que se deseja, estarem ao mais alto nível", disse.