Portugal consegue melhor resultado de sempre no Campeonato Europeu de Karaté
É a primeira vez que Portugal conquista cinco medalhas numa competição
Corpo do artigo
Duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, é o balanço da prestação dos atletas portugueses no Campeonato da Europa de Karaté de Cadetes, Juniores e Sub21.
A competição decorreu este fim de semana, na Polónia. Portugal levou uma comitiva composta por 25 atletas e sete árbitros. Vasco Mateus conquistou a medalha de ouro em Cadete Masculino, Rita Marques foi campeã na categoria júnior feminino, Bernardo Fernandes conquistou a prata em Kumite sub21 (-75kg), e na mesma categoria, Guilherme Gonçalves arrecadou o bronze. A equipa de Kata masculino composta por Diogo Santos, Martim Oliveira e Vasco Marques também conseguiu o bronze.
Carlos Silva, presidente da Federação Nacional de Karaté, sublinha que estes resultados são "o culminar de uma temporada de muito treino, mas também de algumas mudanças a nível regulamentar, com a introdução do ranking nacional". "Estamos no sétimo lugar no medalheiro, perante 47 nações, o que é algo muito bom para nós e para a nossa realidade", acrescenta. É a primeira vez que Portugal conquista cinco medalhas numa competição.
O Presidente da Federação Nacional de Karaté afirma que tem havido uma maior aposta na formação de atletas, desde o escalão juvenil. Questionado sobre o futuro, Carlos Silva assegura que as atenções estão agora viradas para os séniores, cujo Campeonato Europeu está próximo e lembra que estão a decorrer as provas de qualificação para o Mundial. "Temos de tentar colocar alguns atletas no Campeonato do Mundo", realça Carlos Silva.
Desde 2014, que o número de atletas de karaté federados tem aumentado. "Comecei com nove mil atletas e terminámos o ano passado com cerca de 18 mil atletas inscritos, o que é muito bom para a modalidade", garante.