A seleção portuguesa fechou a preparação para o Euro 2012 com uma derrota frente à Turquia. Umut Bulut e Pepe (na própria baliza) marcaram para os turcos, Nani apontou o golo português.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa perdeu, este sábado, o seu último jogo de preparação para o Euro 2012, ao sair derrotada no confronto com a Turquia por 1-3, em particular disputado no Estádio da Luz, onde Miguel Lopes e Custódio se estrearam pela seleção.
A uma semana da sua estreia no Euro 2012 e após o nulo diante da Macedónia, a formação orientada por Paulo Bento entrou melhor que o adversário e criou várias oportunidades para marcar nos primeiros 15 minutos, contudo, sem resultados práticos.
A Turquia respondeu a este período de maior assédio da seleção nacional e causou perigo num lance em que Yilmaz surgiu isolado frente a Rui Patrício, com um guardião português a levar a melhor.
Depois, Portugal enviou bola à trave de Hugo Almeida após um canto da direita de João Moutinho, com os turcos a responderem na mesma moeda, aos 33 minutos, com um remate ao poste num livre de Altintop.
Na jogada seguinte, a formação turca inaugurou o marcador por Umut Bulut aos 35 minutos e este jogador turco bisou aos 52 minutos, aproveitando bem um desentendimento entre Bruno Alves e Miguel Veloso.
Ao segundo golo turco, Portugal respondeu praticamente de imediato, uma vez que, cinco minutos depois, Nani reduziu a desvantagem da seleção nacional, após passe de Cristiano Ronaldo.
Aos 65 minutos, o extremo do Real Madrid dispôs de uma soberana oportunidade para marcar, mas falhou a conversão de uma grande penalidade.
A dois minutos do final, a Turquia conseguiu mesmo ampliar a sua vantagem, ao chegar ao 1-3, na sequência de um golo na própria baliza do central Pepe.
A terceira derrota da seleção portuguesa na era Paulo Bento acontece a uma semana da estreia da equipa nacional no Euro 2012, marcada para 9 de julho frente à Alemanha, em jogo a contar para o Grupo B.
Sob a arbitragem de Stephan Studer, da Suíça, no Estádio da Luz com uma assistência de cerca de 60 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Portugal: Rui Patrício (Eduardo, 71), Miguel Lopes (Ricardo Quaresma, 86), Pepe, Bruno Alves (Ricardo Costa, 69), Coentrão, Miguel Veloso (Custódio, 69), Meireles (Postiga, 86), Moutinho, Nani, Hugo Almeida (Nélson Oliveira, 72) e Cristiano Ronaldo.
Suplentes: Eduardo, Beto, Custódio, Ricardo Quaresma, Nélson Oliveira, Ricardo Costa, Rolando, Ruben Micael, Varela, Hugo Viana, João Pereira e Postiga.
Turquia: Volkan Demirel, Hamit Altintop, Bekir Iretgun, Omer Toprak, Sercan Sararer (Selcuk Inan, 72), Mehmet Topal (Engin Baytar, 90+1), Umut Bulut (Mustafa Pektemek, 89), Arda Turan (Caner Erkin, 81), Emre Belozoglu (Nuri Sahin, 72), Hasan Ali Kaldirim e Burak Yilmaz (Tunay Torun, 61).
Suplentes: Fehmi Mert Gunok, Genk Gonen, Semih Kaya, Egemen Korkmaz, Selcuk Inan, Nuri Sahin, Gokhan Tore, Mustafa Pektemek, Caner Erkin, Engin Baytar, Tunay Torun, Serdar Kutulus.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Burak Yilmaz (40), Hugo Almeida (49), Emre Belozoglu (64), João Moutinho (65) e Arda Turan (78).