A seleção portuguesa de futsal vai apresentar-se no Campeonato Europeu Croácia2012 com «grande otimismo» na sua «organização coletiva», «claramente no grupo dos favoritos», segundo o selecionador, Jorge Braz, que pretende total concentração nos jogos da fase de grupos.
Corpo do artigo
«O objetivo prático, competitivo, é vencer o Azerbaijão e a Sérvia. É o nosso foco porque são os únicos dois jogos que temos agendados para já. Analisando o nosso potencial, claro que somos candidatos, assumo isso, mas o potencial só não chega. Temos de nos concentrar no essencial», disse, em entrevista à agência Lusa.
O treinador destacou a importância do primeiro encontro no Grupo D do torneio continental, a 01 de fevereiro, diante do conjunto azeri, seguindo-se o compromisso frente à turma sérvia, a 05 de fevereiro, duas seleções «difíceis, com caraterísticas bastante distintas».
«O Azerbaijão tem seis brasileiros na lista de 25, com muita qualidade e experiência internacional, grande capacidade competitiva e extremamente organizados. A Sérvia, se calhar, não apresenta níveis de organização coletiva e estratégica como o Azerbaijão, mas tem grande qualidade individual. Jogadores muito fortes no 'um-contra-um' e, fisicamente, de grande estatura», afirmou.
O técnico português destacou como ponto forte da equipa das "quinas" a sua «organização coletiva», designadamente «a forma como eles [jogadores] conseguem agregar as suas competências, o que se tem verificado nos jogos, na forma como defendem e atacam».
«[Os favoritos] São os tradicionais. A Espanha, pela experiência competitiva e pela maturidade que tem, aliada à qualidade e à organização que tem. A Rússia tem evoluído imenso no ponto de vista da organização. A Itália tem uma forma muito peculiar de jogar, também com muitos jogadores naturalizados», comentou, adiantando que a partir dos «quartos de final, já não há seleções fáceis».
Braz reiterou a importância da estreia na prova porque «o Azerbaijão pode ser uma equipa extremamente chata», recordando que aquela seleção chegou às meias-finais do torneio de há dois anos, na sua primeira grande participação internacional.
Portugal vai participar pela sexta vez num Europeu de futsal, entre 31 de janeiro e 11 de fevereiro, na Croácia, ostentando a responsabilidade de ter sido vice-campeão no Hungria2010.
A seleção portuguesa vai preparar o torneio entre hoje e 29 de fevereiro, data da partida rumo a Zagreb, num estágio dividido por Monte Real (Leiria) e Oeiras.