
Seleção nacional empata com a Irlanda do Norte
Global Imagens
A seleção nacional empatou 1-1, esta noite, com a Irlanda do Norte, em jogo do Grupo F de qualificação europeia para o Mundial2014, disputado no Estádio do Dragão.
Corpo do artigo
Com este resultado a seleção das "quinas" complicou ainda mais o apuramento direto para o Mundial2014. Portugal está agora em segundo lugar do grupo, com sete pontos, a cinco da líder Rússia, e com os mesmos de Israel. A Irlanda do Norte isolou-se no quarto posto, com dois pontos, mais um do que o Azerbaijão e Luxemburgo.
A seleção lusa entrou para o jogo, desta noite, com o "onze" esperado: João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Miguel Lopes (em vez do lesionado Fábio Coentrão) à frente de Rui Patrício, um meio-campo com Miguel Veloso, Ruben Micael e João Moutinho e um ataque com Nani e Cristiano Ronaldo no apoio a Hélder Postiga.
Debaixo de chuva, e perante um Estádio do Dragão a abarrotar, Portugal assumiu as despesas de jogo, mas cedo começou a denotar problemas, não conseguindo mais, nos minutos iniciais, do que um remate com algum perigo de Cristiano Ronaldo.
Sem conseguir criar espaço pelo meio, Portugal foi optando invariavelmente por jogar pelos flancos e cruzar, mas muitas vezes os centros nem à área chegavam, sobretudo os que saiam dos pés de Nani, e os irlandeses seguravam o "nulo" sem problemas.
Apenas com Kyle Lafferty na frente, a Irlanda do Norte não atacava muito, mas a primeira vez que meteu um contra-ataque marcou: aos 30 minutos, o "10" fugiu e, perante a ausência de defesas lusos à direita, isolou Niall McGinn, que, na cara de Rui Patrício, inaugurou o marcador sem dificuldades.
Em desvantagem, a equipa lusa continuou na mesma, usando e abusando dos cruzamentos para a área, sendo que só criou perigo aos 36 minutos, quando Craig Cathcart se enganou e cabeceou para a própria baliza, acertando na barra.
Ao intervalo, Paulo Bento trocou Miguel Lopes por Ruben Amorim, fazendo recuar Miguel Veloso para lateral esquerdo, mas a modificação não trouxe melhorias imediatas, sendo, porém, novidade um remate de fora da área, de Micael, aos 49 minutos.
Portugal jogava agora um pouco mais rápido e teve, finalmente, um bom período, entre os 59 e os 63 minutos, com Ronaldo a estar perto de marcar, a passe de Nani, e Ruben Amorim a ensaiar de longe, já com Varela em campo, no lugar de Ruben Micael.
Passou, porém, muito depressa e, não vendo melhorias, Paulo Bento trocou João Pereira pelo ponta de lança Éder, que, aos 79 minutos, viria a ser determinante no golo do empate, ao centrar para Postiga marcar, no chão, depois de um ressalto.
Faltavam ainda mais de 10 minutos - o jogo estendeu-se até aos 90+5 - e, mesmo sem cabeça e já em desespero, Portugal poderia ter chegado ao segundo golo, só que Nani atirou por cima, aos 89, e Éder não logrou desviar um cruzamento de Varela, aos 90+2.
O público que encheu o Dragão, numa noite de muita chuva, puxou pela seleção até ao derradeiro apito do alemão Thorsten Kinhöfer, mas os jogadores não retribuíram e a anunciada festa foi feita por umas centenas de irlandeses.
Ficha de jogo:
Marcadores:
0-1, Niall McGinn, 30'
1-1, Hélder Postiga, 79'
Equipas:
- Portugal: Rui Patrício, João Pereira (Éder, 74), Pepe, Bruno Alves, Miguel Lopes (Ruben Amorim, 46), Miguel Veloso, Ruben Micael (Silvestre Varela, 61), João Moutinho, Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga
Suplentes: Eduardo, Beto, Nélson, Sereno, Luís Neto, Custódio, Rúben Amorim, Pizzi, Silvestre Varela, Nélson Oliveira e Éder
Selecionador: Paulo Bento
- Irlanda do Norte: Roy Carroll, Aaron Hughes, Craig Cathcart, Jonathan Evans, Ryan McGivern, Chris Baird, Steve Davis, Corry Evans, Niall McGinn, Oliver Norwood e Kyle Lafferty
Suplentes: Alan Mannus, Michael McGovern, Lee Hodson, Dean Shiels, David Healy, Pat McCourt, Daniel Lafferty, Will Grigg, Josh Carson e Rory McArdle
Selecionador: Michael O'Neill
Árbitro: Thorsten Kinhöfer (Alemanha)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pepe (80) e Aaron Hughes (84)
A assistir a este jogo no Estádio do Dragão, no Porto, estiveram 48.711 espetadores (lotação esgotada).