Ronaldo e Bruno marcam o ritmo da qualificação. Portugal vence Eslováquia e está no Euro 2024
Veja os golos. O capitão bisou e o médio fez duas assistências.
Corpo do artigo
O fim da calculadora, mas não do sofrimento. Portugal venceu esta sexta-feira a Eslováquia por 3-2 e garantiu a qualificação para o Euro 2024.
Os destaques voltaram a ser os mesmos dos últimos jogos e dos últimos anos. Bruno Fernandes assistiu Gonçalo Ramos para o primeiro golo do jogo, Ronaldo aumentou de penálti e o médio natural da Maia voltou a dar um golo, desta vez ao capitão. Pelo meio, Hancko e Lobotka foram dando calafrios aos portugueses.
TSF\audio\2023\10\noticias\13\13_outubro_2023_filme_do_jogo_portugal_3_2_eslovaquia
Entre as dúvidas na disposição em campo no onze inicial de Roberto Martínez, Diogo Dalot foi lateral esquerdo e João Cancelo começou pela direita. Na frente, Bernardo Silva atuava pela direita, Rafael Leão na direita e Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo faziam a dupla mais ofensiva.
A primeira grande oportunidade do jogo teve mesmo tudo para dar golo, mas não deu. Na sequência de um canto, Rafael Leão cruzou para a área, António Silva desviou para perto da baliza, Dúbravka ainda tocou, mas a bola foi ter com Cristiano Ronaldo. De costas para a baliza, o capitão português tentou marcar de calcanhar, mas a bola foi cortada em cima da linha. Bernardo Silva ainda teve nova tentativa, só que a bola voltou a esbarrar na barreira eslovaca que se formou debaixo da trave da baliza.
Aos 14, boa jogada de Portugal na transição ofensiva, Bernardo Silva deu para Bruno Fernandes e o remate, ainda de fora da área, foi parado por uma grande defesa de Dúbravka.
O susto para Portugal chegou logo a seguir. Mak soltou-se pela esquerda e cruzou rasteiro da linha de fundo. António Silva tenta o corte, mas o desvio sai na direção da trave da baliza de Diogo Costa.
O golo surgiu mesmo aos 19 minutos. Bruno Fernandes deu um nó cego a um adversário e cruzou de pé direito para a área, onde apareceu Gonçalo Ramos, na passada, a cabecear para o fundo das redes de Dúbravka.
Bruno Fernandes estendeu a passadeira e Gonçalo Ramos marcou #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #portugal #eslovaquia pic.twitter.com/XkJLGhpkzV
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 13, 2023
Depois de várias novas oportunidades para Portugal aumentar a vantagem, a vantagem foi mesmo dobrada aos 29'. De grande penalidade, a castigar uma mão de um defesa eslovaco, Cristiano Ronaldo enganou Dúbravka e fez o 2-0.
Cristiano Ronaldo, quem mais #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #portugal #eslovaquia pic.twitter.com/QlxzYSE2qt
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 13, 2023
A equipa comandada por Roberto Martínez apresentava uma dinâmica interessante relativamente aos movimentos dos jogadores em campo. Diogo Dalot partia do lado esquerdo, e era aí que defendia, mas, quando Portugal tinha a posse de bola, movimentava-se para o interior do terreno para fazer companhia a João Palhinha no meio-campo. Bruno Fernandes dava uns passos em frente e juntava-se a Bernardo Silva nas costas dos dois avançados. O lado esquerdo ficava por conta de Rafael Leão, enquanto a direita estava a cargo de João Cancelo.
Portugal mantinha a pressão na busca pelo 3-0 e o golo só não chegou pelo desacerto gigante de Cristiano Ronaldo. Rafael Leão arrancou pela esquerda, deu para Bruno Fernandes na entrada da área e este isolou Bernardo Silva. O primeiro remate foi defendido por Dúbravka e, na recarga, o capitão, de baliza aberta, atirou ao lado.
Logo a seguir, em novo ataque rápido, Cristiano Ronaldo entrou na área e cruzou para o segundo poste, onde Gonçalo Ramos chegou em esforço e desviou para o poste da baliza da Eslováquia.
A partida foi para intervalo com 2-0 no marcador e só não foram mais, porque Portugal desperdiçou variadíssimas ocasiões de golo.
A partida retomou a mesma toada do primeiro tempo, com Portugal a rondar muito a baliza eslovaca, mas sem conseguir marcar novamente. No entanto, com o passar dos minutos, a Eslováquia ia impedindo que Portugal chegasse ao ataque e pressionava na busca pelo golo. Exemplo disso foi o remate de Duda para defesa de Diogo Costa aos 62 minutos.
Roberto Martínez parecia não estar muito satisfeito com o rumo do jogo e mexeu na equipa portuguesa, retirando do campo Rafael Leão e introduzindo João Félix.
Os eslovacos bem ameaçaram e acabaram mesmo por marcar. Hancko, ainda muito longe, disparou rasteiro. A bola parecia estar controlada por Diogo Costa, mas um pequeno desvio de António Silva traiu o guardião português. Ao fim de sete jogos, Portugal sofreu o primeiro golo na era Roberto Martínez.
Contudo, a esperança da Eslováquia durou pouco. Aos 72 minutos, Bruno Fernandes arrancou pela direita e cruzou rasteiro para o segundo poste, onde Cristiano Ronaldo apareceu para encostar para o 3-1. O VAR ainda esteve a rever o lance, devido a um possível fora de jogo, mas o golo foi mesmo validado.
Bisa Cristiano Ronaldo #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #portugal #eslovaquia pic.twitter.com/PtFmivb1tn
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 13, 2023
De golo em golo, a partida não se resolvia. Aos 80 minutos, Lobotka, também de muito longe, disparou forte e colocado, sem qualquer hipótese de defesa para Diogo Costa. Portugal tinha dez minutos para, pelo menos, segurar a vantagem mínima e garantir a qualificação para o Euro 2024.
Que bomba de Lobotka #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #portugal #eslovaquia pic.twitter.com/d4GU9MeDMN
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 13, 2023
Portugal teve várias oportunidades para voltar a aumentar a vantagem, aproveitando o balanceamento ofensivo dos eslovacos, mas o resultado não mais se alterou. Com a vitória, a seleção portuguesa garantiu um lugar no Campeonato da Europa que se realiza na Alemanha no próximo verão.
Onze de Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, António Silva, Rúben Dias e Diogo Dalot, João Palhinha, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.
Onze da Eslováquia: Dúbravka; Pekarík, Vavro, Skriniar, Hancko; Kucka, Lobotka, Duda; Schranz, Bozeník e Mak.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, José Sá, Nélson Semedo, João Neves, João Félix, Danilo, Gonçalo Inácio, Pedro Neto, Otávio, Rúben Neves, Diogo Jota, Vitinha.
Suplentes da Eslováquia: Rodak, Ravas, Tomic, Satka, Gyomber, Suslov, Polievka, Benes, Hrosovsky, De Marco, Holly, Duris.