Portugal está nas semifinais do Mundial de hip-hop e com uma das equipas no top 20
O sonho era pisar o palco da maior competição de danças urbanas do mundo. Agora concretizado, os Jukebox Crew, os R&D Gang e os Community vão voltar a dançar em busca por um lugar nas finais do Mundial de hip-hop.
Corpo do artigo
Três das dez equipas portuguesas presentes nos mundiais de hip-hop conquistaram um lugar nas semifinais, que se realizam esta sexta-feira, em Phoenix, Arizona.
"O apuramento para as semifinais é algo extremamente difícil mas felizmente conseguimos colocar três grupos nas semifinais: um na divisão adulta e dois na divisão varsity. É uma prestação muito positiva, mas que necessita de melhorar", disse à TSF a organização do Hip-Hop International (HHI) português.
Na categoria de adultos, os Jukebox Crew ficaram em 29.º lugar, num total de 67 equipas. Por outro lado, no escalão abaixo (varsity), os campeões nacionais R&D Gang ficaram no 'top 20', alcançando a 19.ª posição num total de 70 crews.
No total foram qualificados 35 grupos de todo o mundo, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, tendo os bailarinos dos Community também conseguido luz verde para as semifinais, em 34.º lugar.
Para o futuro, "o mindset dos grupos nacionais tem de crescer ao nível do grau de disciplina e entrega", sublinhou o HHI português, acrescentando que "os apoios tem de existir".
Num vídeo partilhado nas redes sociais, os bailarinos da escola R&D mostraram-se orgulhosos e contentes com os resultados, que marcam a estreia da equipa, liderada por Mariana Curado e Rui Soares, no campeonato mundial. Aos gritos, diziam: "Passámos às semifinais!"
Portugal levou ainda até aos palcos de Phoenix: Lil'Monsterz e R&D Newbies (na categoria júnior); All About Dance Unity (categoria JV Mega); RP Scream (em varsity); RP Femme (adulto) e os Community (em adulto e megacrew).
Antes de partirem para os Estados Unidos, os treinadores já tinham revelado, em entrevista à TSF, que o mais importante desta experiência é a aprendizagem e que o foco deixa de ser os resultados e passa a ser a evolução pessoal.
16518454
Segundo a organização, os mundiais de danças urbanas juntam mais de três mil bailarinos de mais de 55 países de todo o mundo, todos "igualmente apaixonados pela cultura hip-hop e pela dança".
A luta da seleção portuguesa por um lugar nas finais acontece esta sexta-feira a partir das 11h00 (19h00 em Lisboa).