Portugal estreou-se com uma vitória no apuramento para o Mundial ao bater fora o Luxemburgo por 1-2. Portugal esteve a perder, mas Cristiano Ronaldo e Postiga deram a volta ao resultado.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa garantiu, esta sexta-feira, uma entrada positiva no apuramento para o Mundial 2014, ao vencer no Luxemburgo por 2-1, numa partida em que esteve a perder.
Ao contrário do que Paulo Bento tinha vaticinado, a equipa da casa mostrou-se atrevido e precisou apenas de 13 minutos para marcar o primeiro golo a Portugal após seis jogos contra a seleção nacional sem marcar.
A passe de Schnell, Daniel da Mota contornou João Pereira e rematou fora do alcance do guarda-redes Rui Patrício, inaugurando assim o marcador e causando sensação perante muitos portugueses que se encontravam no estádio.
A formação orientada por Paulo Bento não tardou a reagir e, aos 18 minutos, Cristiano Ronaldo obrigou o guardião Joubert a uma grande defesa para canto.
Dez minutos depois, o capitão português marcou mesmo num lance em que Cristiano Ronaldo desviou a bola do guarda-redes luxemburguês, levando a bola a bater no poste antes de esta entrar na baliza adversária.
Até ao intervalo, destaque para dois lances protagonizados por Cristiano Ronaldo aos 34 minutos e outro em cima do intervalo, em que o poste da baliza de Joubert devolveu os remates do avançado do Real Madrid.
Aos 54 minutos, Joubert foi incapaz de deter o remate de Helder Postiga, isto depois de a defesa luxemburguesa ter tido uma perda de bola em cima da sua área.
Pouco depois, Postiga não conseguiu desfeitear novamente Joubert, com o Luxemburgo a responder depois através de Joachim num lance em que Rui Patrício evitou aquele que seria o golo do empate luxemburguês.
Sob a arbitragem de Kristo Thover, da Estónia, no Estádio Josy-Barthel, com a assistência de cerca de oito mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Luxemburgo: Joubert, Schnell, Blaise, Bukvic, Janisch, Mutsch, Payal, Gerson, Da Mota (Deville, 79), Bettmer e Joachim.
Suplentes: Oberweis, De Sousa, Hoffmann, Leweck, Collette, Philipps, Jans e Deville.
Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Miguel Veloso (Varela, 46), Raul Meireles (Custódio, 67), João Moutinho, Nani (Ruben Micael, 81), Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo.
Suplentes: Eduardo, Beto, Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Ricardo Costa, Éder, Custódio, Ruben Amorim, Ruben Micael, Varela, Pizzi e Nelson Oliveira.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Bruno Alves (78) e Varela (86).