Alexis Santos conquistou o bronze na final dos 200 metros estilos do campeonato europeu de piscina longa, que decorre em Londres. O selecionador nacional fala num "resultado histórico".
Corpo do artigo
É a primeira medalha que Portugal conquista desde 1985, num campeonato da Europa de piscina longa.
Alexis Santos ficou em terceiro lugar na prova de 200 metros estilos, atrás do israelita Gael Nevo (prata) e do grego Andreias Vazaios (ouro).
O nadador do Sporting, de 22 anos, fez o tempo de 1:59.76, batendo o recorde pessoal. Ouvido pela TSF, Alexis Santos confessou-se espantado com a posição que alcançou.
Nesta prova, Portugal colocou ainda outro nadador, Diogo Carvalho, em quinto lugar, com o tempo de 2:00.29.
Ouvido pela TSF, antes da cerimónia do pódio, o selecionador nacional de Natação, José Machado mostrou-se muito satisfeito por este "momento único" e pela obtenção de um "resultado que pode ser considerado histórico".
A medalha de bronze de Alexis Santos é também uma motivação adicional da natação portuguesa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Embora esta seja "uma competição completamente diferente", o selecionador nacional garante: "temos as coisas bem encaminhadas".