
Direitos Reservados
A partida começa às 18h00 locais (16h00 em Lisboa), no estádio Kadir Has, na Turquia. A seleção portuguesa de sub-20 defronta o encontro de olho nos quartos de final do Mundial de futebol da categoria.
Tomás Ferreira, um dos capitães da seleção portuguesa, numa declaração registada pelo portal da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), compara o Gana com a Nigéria, a outra seleção africana que Portugal defrontou neste mundial e diz que os adversários de hoje são mais intensos e, por isso, mais difíceis.
Contra a Nigéria, no jogo de abertura, Portugal chegou à vitória, por 3-2. Hoje, o selecionador Edgar Borges admite que a seleção terá de utilizar outras armas para contrariar uma equipa muito competitiva.
O jogo ao Gana será arbitrado pelo equatoriano Carlos Vera, de 37 anos, internacional desde 2006, que será auxiliado pelos compatriotas Christian Lescano e Byron Romero.
A seleção de Portugal, vice-campeã na edição de 2011 (perdeu 3-0 contra o Brasil, com um "hat-trick" de Óscar, jogador do Chelsea), conquistou o título mundial em 1989 (Riade) e 1991 (Lisboa), à custa da famosa "geração de ouro", de Luís Figo, Rui Costa, Jorge Costa e João Vieira Pinto, entre outros, e em ambas as ocasiões dirigida por Carlos Queiroz.
Para chegar aos oitavos de final, Portugal foi primeiro classificado no Grupo B, vencendo a Nigéria por 3-2, empatando com a Coreia do Sul a dois golos e goleando Cuba por 5-0.
O Gana, por seu lado, chegou duas vezes às meias-finais, foi vice-campeão em outras duas oportunidades e obteve o título em 2009.
O vencedor desta partida vai defrontar, nos quartos de final, a equipa que sair vitoriosa do Croácia-Chile.