Bruno construiu mundo maravilhoso dos Gonçalos numa goleada histórica de Portugal ao Luxemburgo
Veja os golos. A seleção portuguesa registou a sua maior vitória de sempre.
Corpo do artigo
Roberto Martínez ainda agora chegou e já se fartou de fazer história pela seleção portuguesa. Portugal goleou esta segunda-feira a seleção do Luxemburgo por 9-0, naquela que é, a partir de agora, a maior vitória de sempre da equipa das quinas.
Portugal saiu para o intervalo a vencer por 4-0 e todos esses golos tiveram um nome em comum: Gonçalo. Inácio abriu o marcador, Ramos bisou para o 3-0 e Inácio voltou a marcar para fechar as contas da primeira parte. Mas, no segundo tempo, Diogo Jota também bisou, com Ricardo Horta, Bruno Fernandes e João Félix a cifrarem o resultado final nos 9-0. O público ainda pediu mais um, mas já não houve tempo.
TSF\audio\2023\09\noticias\11\11_setembro_2023_filme_do_jogo_portugal_9_0_luxemburgo
Roberto Martínez promoveu cinco alterações no onze inicial, em comparação com a partida frente à Eslováquia. Nélson Semedo, Danilo, Gonçalo Inácio, Diogo Jota e Gonçalo Ramos entraram para os lugares de João Cancelo, António Silva, João Palhinha, Vitinha e Cristiano Ronaldo.
O primeiro lance de perigo surgiu aos nove minutos. Num canto batido à direita, Bruno Fernandes encontrou Gonçalo Ramos, mas o cabeceamento saiu ligeiramente ao lado.
Na formação tática da equipa das quinas destacava-se a posição híbrida de Danilo Pereira em campo. Em momento de construção baixava para o meio de Rúben Dias e Gonçalo Inácio. Em momento defensivo, o jogador do PSG saltava na pressão e ocupava zonas no meio-campo.
E o golo surgiu mesmo de canto. Aos 12 minutos, Bruno Fernandes voltou a bater do lado direito, mas rasteiro. Depois de uma pequena confusão, a bola voltou aos pés do médio português que cruzou de trivela para um cabeceamento certeiro de Gonçalo Inácio. Estreia a marcar do central do Sporting com a camisola da seleção nacional.
Trivela de Bruno Fernandes Golo de Gonçalo Inácio
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 11, 2023
O Estádio do Algarve ao rubro! #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #EUROPEANQUALIFIERS #portugal #luxemburgo pic.twitter.com/vjnTa1p2vu
Foi o abrir do ketchup, como diria Cristiano Ronaldo. Cinco minutos depois, Bruno Fernandes recuperou a bola perto da área luxemburguesa e serviu Gonçalo Ramos. O avançado só teve de rodar sobre si mesmo e disparar para o fundo das redes.
Gonçalo Ramos faz o segundo #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #EUROPEANQUALIFIERS #portugal #luxemburgo pic.twitter.com/HwkaICYlJT
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 11, 2023
Aos 29', Portugal voltou a estar perto de mexer o marcador. Primeiro, Diogo Jota arrancou pelo meio e disparou de pé esquerdo por cima da baliza. Logo a seguir, Nélson Semedo cruzou da direita e o mesmo Diogo Jota rematou de forma acrobática, mas a bola saiu ao lado.
Foi apenas o aviso para o que veio a seguir. Aos 34 minutos, Rafael Leão arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro. Gonçalo Ramos recebeu à entrada da área, tirou um adversário do caminho e disparou para o 3-0.
Gonçalo Ramos bisa
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 11, 2023
Rafael Leão arrancou e Gonçalo Ramos finaliza com estilo! #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #EUROPEANQUALIFIERS #portugal #luxemburgo pic.twitter.com/gHMp4kkBhD
No lance logo a seguir, Diogo Jota recuperou a bola alto e rematou à barra da baliza de Moris.
Os portugueses não paravam de criar oportunidades. Aos 44 minutos, Bruno Fernandes ganhou a bola junto à linha de fundo e tentou um cruzamento ou remate que passou a centímetros do poste da baliza do Luxemburgo.
O 4-0 surgiu mesmo em cima do intervalo. Aos 45+4 minutos, Gonçalo Inácio também bisou e num golo tirado a papel químico do primeiro. Canto na direita, a bola viajou para o meio, mas regressou à direita, onde Bruno Fernandes cruzou para o cabeceamento do central.
Um autêntico ́ ̀
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 11, 2023
Bruno Fernandes volta a encontrar Gonçalo Inácio, que bisa #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #EUROPEANQUALIFIERS #portugal #luxemburgo pic.twitter.com/GwfyLSeSRq
O tempo de descanso chegou logo a seguir. O segundo tempo começou bastante mais calmo do que foi o primeiro, com Portugal mais adormecido, mas a controlar a partida.
Mas quem tem Bruno Fernandes corre o risco de ter uma oportunidade de golo caída quase do nada. O médio maiato isolou Diogo Jota com um passe extraordinário e o avançado do Liverpool fez o quinto na cara de Moris.
Mão cheia no Algarve ️
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 11, 2023
Diogo Jota faz o quinto! #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #EUROPEANQUALIFIERS #portugal #luxemburgo pic.twitter.com/RnR00pkxSL
E não ficamos por aqui. Aos 68 minutos, Rúben Dias descobriu Diogo Jota nas costas da defesa luxemburguesa, o jogador do Liverpool deu para trás e Ricardo Horta, acabadinho de entrar, disparou para o fundo das redes de Moris.
Um foguete para a meia dúzia
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 11, 2023
Ricardo Horta entrou e marcou #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #EUROPEANQUALIFIERS #portugal #luxemburgo pic.twitter.com/Fv9DY2HYR0
E tudo era uma questão de tempo. Aos 78 minutos, Diogo Jota arrancou da esquerda para o meio, tentou servir João Félix, mas a bola regressou aos seus pés e só teve de dispara para o sétimo golo da partida.
Bisa Diogo Jota! 7-0! #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #EUROPEANQUALIFIERS #portugal #luxemburgo pic.twitter.com/ifCa6tJodQ
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 11, 2023
Bruno Fernandes, depois de três assistências, também quis ter um prémio e marcou aos 83 minutos. Ricardo Horta isolou o médio do Manchester United e este bateu Moris pela oitava vez no jogo.
Faltava ele! Bruno Fernandes faz o oitavo! #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #EUROPEANQUALIFIERS #portugal #luxemburgo pic.twitter.com/dfYmTGtoL7
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 11, 2023
Antes de fechar, João Félix fechou as contas nos 9-0, com um golaço de fora da área.
Que momento de João Félix! #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #EUROPEANQUALIFIERS #portugal #luxemburgo pic.twitter.com/W5HOn27Kpf
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 11, 2023
O público no estádio ainda pediu mais um, para chegar ao número redondo, mas já não houve tempo. Ainda assim, esta passa a ser a maior vitória da história da seleção portuguesa de futebol. Com este resultado, Portugal ascende aos 18 pontos, tendo 24 golos marcados e nenhum sofrido.
Onze de Portugal: Diogo Costa, Nélson Semedo, Rúben Dias, Danilo Pereira, Gonçalo Inácio, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota, Rafael Leão e Gonçalo Ramos.
Onze do Luxemburgo: Moris, Bonhert, Jans, Chanot, Mahmutovic, Mica Pinto, Borges Sanches, Rupil, Leandro Barreiro, Sinani e Curci.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, José Sá, António Silva, Toti Gomes, João Palhinha, Pedro Neto, João Félix, Ricardo Horta, Otávio, Rúben Neves, João Cancelo e Vitinha.
Suplentes do Luxemburgo: Schon, Tiago Pereira, Gerson, Ikene, Dardari, Vincent Thill, Carlson, Korac, Dzogovic, Elshan, Sébastien Thill e Marvin Martins.