A seleção espanhola é a principal candidata a vencer a prova, segundo um estudo do Observatório do Futebol.
Corpo do artigo
Portugal é a nona seleção favorita a vencer o Mundial 2018, na Rússia. É pelo menos este o resultado de um estudo feito pelo Observatório do Futebol, do Centro Internacional para o Estudo do Desporto (CIES).
De acordo com este estudo, a Espanha, que vai enfrentar a seleção das quinas a 15 de junho, em Sochi, aparece como a grande favorita. O Brasil surge em segundo, à frente de França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Argentina e Croácia, enquanto a Suíça, adversária de Portugal na qualificação, surge no 10.º lugar.
Para este estudo foi utilizado um índice de 'poder' que combina a percentagem média de jogos do campeonato disputados desde 1 de julho de 2017 pelos 23 jogadores mais utilizados por cada seleção durante a campanha de qualificação com o nível desportivo médio dos clubes que os utiliza.
Marrocos, adversário da seleção portuguesa no dia 20 de junho, em Moscovo, é 19.º, enquanto o Irão, de Carlos Queiroz, que os portugueses defrontam a 25 de junho, em Saransk, é 29.º e antepenúltimo, apenas à frente de Arábia Saudita e Panamá.
Ainda de acordo com o CIES, sedeado em Neuchatel, na Suíça, a anfitriã Rússia surge no 14.º lugar para conquistar o troféu.