No dia em que passam 20 anos desde o início do único Campeonato da Europa organizado em Portugal, o antigo selecionador Luiz Felipe Scolari recorda a caminhada da seleção a poucos dias do europeu da Alemanha.
Corpo do artigo
“Foi o início de um caminho que Portugal seguiu em frente muito bem e conseguiu todos os objetivos desde aquela altura oportunidade até este momento”, afirma o antigo selecionador.
Em 2004, Portugal estreou-se no europeu frente à Grécia, perdendo o jogo inaugural, no Estádio do Dragão. Mas, com o apoio incondicional dos portugueses, conseguiu chegar à final.
A mágoa da derrota, com o golo de Charisteas aos 57 minutos do jogo decisivo, é algo que Scolari não esquece. Na memória coletiva, estão as lágrimas de Cristiano Ronaldo no relvado do Estádio da Luz.
Luiz Filipe Scolari foi o responsável pela estreia do então jovem de 18 anos, Cristiano Ronaldo, na seleção nacional, em 2003. “Desde aquela época que Cristiano é um jogador diferente, um jogador com muita personalidade que não faz apenas o comum, faz muito daquilo que um jogador profissional precisa ter e precisa fazer. E desde aquela época, noto que Cristiano vem se dedicando cada dia mais."