Portugal prova a acidez da laranja mecânica e diz adeus ao Europeu sub-21. Veja o golo
A equipa sub-21 é a única seleção portuguesa que não tem um título europeu
Corpo do artigo
Portugal provou a acidez da laranja mecânica, que afastou este sábado a seleção lusa do campeonato europeu sub-21. Apesar da inferioridade numérica, os Países Baixos provaram ser mais eficazes e venceram o duelo por 1-0, tendo agora encontro marcado nas meias-finais com a Espanha, uma das recordistas de cetros.
A equipa sub-21 torna-se, assim, na única seleção portuguesa sem um título europeu.
A primeira parte do duelo ficou pautada pela superioridade lusa no que diz respeito à posse de bola. Ainda assim, várias oportunidades acabaram desperdiçadas e os neerlandeses acabaram por fazer uma ameaça aos 36 minutos: o lance foi certeiro, mas o golo do rival das quinas acabou invalidado já que o lateral-esquerdo neerlandês Maatsen foi apanhado em fora de jogo.
Dois minutos depois, destaque para a grande defesa de Samuel Soares, perante o pontapé de Thom van Bergen, feita junto à zona de penálti.
O extremo de 20 anos Van Bommel foi expulso, depois de ter visto o cartão amarelo duas vezes em apenas dois minutos (19 e 21). O árbitro levantou o cartão vermelho aos 21 minutos.
No entanto, tudo viraria a mudar com o aproximar do fim da segunda parte. Depois de muita procura, os Países Baixos concretizaram: Ernest Poku rematou para o fundo das redes e inaugurou o marcador aos 84 minutos, com a assistência de Ian Maatsen. Este foi o golpe necessário para atirar a equipa das laranjas mecânicas para a final do Europeu e afastar o sonho da seleção lusa de sub-21.
Os Países Baixos vão encontrar nas meias a Espanha, uma das recordistas de cetros, com os mesmos cinco da Itália, ou a Inglaterra, atual campeã e responsável pela eliminação de Portugal nesta fase em 2023, que atuam às 21h00 locais (20h00 em Lisboa), em Trnava.
Onze de Portugal: Samuel Soares; Rodrigo Pinheiro, Chico Lamba, João Muniz e Fávio Nazinho; Paulo Bernardo, Digo Nascimento, Mateus Fernandes e Gustavo Sá; Geovany Quenda e Tiago Tomás.
Onze dos Países Baixos: Roefs; Rensch, Van Den Berg, Hato e Maatsen; Valente, Flamingo e Taylor; Manhoef, Van Bommel e Van Bergen.
Suplentes de Portugal: João Carvalho, Diogo Pinto, Rafael Rodrigues, Henrique Araújo, Pedro Santos, Christian Marques, Lourenço Henriques, Mathias de Amorim, João Marques, Carlos Forbs e Rodrigo Gomes.
Suplentes dos Países Baixos: Van Den Heuvel, Raatsie, Salah-Eddine, Ohio, Kasanwirjo, Goes, Meijer, Poku, Banzuzi, Milambo e Van Brederode.
