Portugal sabe que é “melhor do que todos” e quer vencer o Mundial de futebol de rua
Equipa nacional disputa o campeonato mundial de 23 a 30 de agosto na Noruega
Corpo do artigo
A seleção nacional vai marcar presença no Mundial de futebol de rua com uma equipa mista apresentada esta terça-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras. A competição vai contar com 48 países e 500 atletas de todo o mundo com o foco na inclusão social.
Portugal vai ser representado por oito jogadores, duas mulheres e seis homens, que vão competir na Noruega à procura do título mundial. Na apresentação da equipa, o selecionador nacional, Bruno Seco, mostrou-se confiante com a vitória. “Somos verdadeiramente melhores do que eles todos. Temos um problema, que é o fado, a saudade... o português chega a uma altura em que basta um deixar de acreditar e toda a equipa deixa de acreditar. Eu acredito piamente que ainda não fomos campeões do mundo porque pessoalmente ainda não tive a capacidade de incutir nos nossos oito jogadores o sonho, a vontade de que é possível sermos campeões do mundo”, admitiu aos jornalistas.
O futebol de rua é uma ferramenta para mudar mentalidades, sobretudo de auto-estima e confiança.
Do lado dos jogadores a confiança também é evidente. Alexandra Araújo e João Ferreira foram as caras da equipa nacional e garantiram que o objetivo é de regressar de Oslo com o título mundial, depois de, no ano passado, em Seoul, na Coreia do Sul, terem ficado em quinto lugar: “Não somos só nós os dois. Nós os oito acreditamos que vamos ser campeões do mundo, só lá vamos [ao Mundial] para isso.”
Também presente nesta apresentação esteve Daniel Carriço, da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, que destacou a importância do futebol: “Este é um projeto inspirador da Associação CAIS, ao qual a FPF se associa há vários anos. O futebol é um espaço de alegria e inclusão, e a responsabilidade social é hoje um pilar essencial da Federação, que se reforçará com a criação da Fundação FPF.”
A Associação CAIS é um dos parceiros fundamentais deste projeto, o coordenador do Futebol de Rua da Associação Cais, Gonçalo Santos, garantiu ainda que a equipa nacional está mais preparada do que nunca:
Nunca nos preparámos tão bem e se isso tiver o impacto direto nunca estivemos tão perto da desejada conquista. Queremos ganhar, quando saímos é sempre para honrar o nome de Portugal.
Além da CAIS, também a Câmara de Lisboa e Fundação Benfica contribuem para este projeto com instalações e apoio logístico.
Antes da apresentação aos jornalistas, a equipa nacional esteve a visitar a Cidade do Futebol com a presença do selecionador Bruno Seco, de Rafael Santos (team manager), Nuno Rodrigues (treinador de competências) e Joana Vilela (psicóloga).
Agora, a equipa vai estar no estágio final em Lisboa, de 13 a 22 de agosto, em parceria com a Fundação Benfica e com o apoio das Juntas de Freguesia de Benfica e Marvila e da FPF. Desde 2004, a Seleção soma 18 participações em mundiais, um mundialito e um europeu — com vitórias nestes dois últimos. Os melhores resultados em Campeonatos do Mundo foram o 2.º lugar em 2009 e o 3.º em 2015.
Lista de convocados:
- <p role="presentation">Rúben Costa (PAX Jovem, Beja)</p>
- <p dir="ltr" role="presentation">Tiago Santos (AMDpT, Madeira)</p>
- <p role="presentation">Alexandra Araújo (O Companheiro, Lisboa)</p>
- <p role="presentation">Bruno Silva (CRIAR-T, Setúbal)</p>
- <p role="presentation">Júlio Netto (Adamastor, Viseu)</p>
- <p role="presentation">Miguel Pereira (CD Navais, Porto)</p>
- <p role="presentation">Rosa Peixe (NDS, Guarda)</p>
- <p role="presentation">João Ferreira (Município de Aveiro, Aveiro</p>
