Portugal tem de vencer a Bélgica para se qualificar para o Mundial2015 de râguebi
A seleção nacional de râguebi precisa de vencer a Bélgica no sábado, na terceira jornada do Torneio Europeu das Nações, para continuar a ter alguma esperança de qualificação para o Mundial2015.
Corpo do artigo
Com duas derrotas no arranque da competição, primeiro perante a Roménia (19-13) e depois com a Geórgia (25-12), Portugal está praticamente obrigado a triunfar sobre os belgas, no Estádio Universitário de Lisboa, para não ficar prematuramente arredado da luta por um lugar no próximo Campeonato do Mundo.
«Jogámos muito bem perante a Geórgia e ficámos muito desapontados de nem sequer somar um ponto de bónus. Os jogadores deram tudo, mas mais uma vez fizemos alguns erros que nos custaram bem caro», afirmou o selecionador nacional, o neozelandês Errol Brain, à agência Lusa.
No sábado, os "Lobos" vão ter pela frente a Bélgica, aquela que é, à partida, a seleção mais acessível deste Torneio Europeu das Nações e que esta temporada pela primeira vez integrou esta divisão.
Contudo, os belgas surpreenderam os seus rivais nos dois primeiros jogos que realizaram, ao perder por 17-13 frente à Geórgia e com um empate com a Espanha (21-21).
«Vai ser um adversário difícil, já que tiveram azar no jogo com a Geórgia e mereciam ter ganho à Espanha. Mas, se executarmos bem o nosso plano de jogo, temos muito boas possibilidades de vencer. É um jogo que temos que ganhar para manter vivas as nossas hipóteses de estarmos no Mundial», explicou o técnico.
O embate com os belgas poderá também ser decisivo para o futuro de Errol Brain no cargo de selecionador português, que ocupa o cargo desde 2010. O neozelandês termina contrato com a Federação Portuguesa de Râguebi em março e novo desaire poderá mesmo impedir a sua renovação.
No mesmo dia, a Roménia e a Geórgia, que lideram o grupo, ambas com oito pontos, visitam Espanha e Rússia, respetivamente. O confronto entre Portugal e Bélgica está agendado para as 15h00.