O único golo de Portugal surgiu aos nove minutos por intermédio de Hélder Postiga, tento que permitiu aos portugueses passar a liderar o Grupo F, mas com mais dois jogos que os russos.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa venceu, esta sexta-feira, na receção à Rússia por 1-0 e assumiu provisoriamente a liderança do Grupo F do apuramento para o Mundial 2014.
O único golo da partida surgiu logo aos nove minutos por intermédio de Hélder Postiga, na sequência de um livre de Miguel Veloso.
A ganhar desde cedo, a equipa portuguesa, que teve Luís Neto no eixo da defesa no lugar do suspenso Pepe, só voltou a criar perigo perto da meia hora.
João Moutinho isolou Vieirinha, contudo, o cruzamento do extremo português acabou por ser desperdiçado por Cristiano Ronaldo, que atirou por cima da barra da baliza de Akinfeev.
Aos 36 minutos, a Rússia esteve perto de chegar ao empate, depois de Rui Patrício ter socado a bola na direção de Kombarov, uma situação que levou a bola a passar junto à baliza portuguesa, no entanto, nenhum jogador russo a conseguiu desviar.
No segundo tempo, os russos ameaçaram a baliza portuguesa, primeiro num remate detido com dificuldade por Rui Patrício e depois num pontapé de bicicleta de Bystrov, aos 69 minutos.
Dez minutos depois, Nani, que tinha entrado pouco antes para o lugar de Hélder Postiga, também esteve perto de marcar, mas o seu remate acabou por passar ligeiramente ao lado da baliza russa.
Com este resultado, Portugal passou para o comando do Grupo F com mais dois pontos que a Rússia, que tem menos dois jogos que os portugueses.
Sob a arbitragem de Damir Skomina, da Eslovénia, no Estádio da Luz, com a assistência de 54700 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Luís Neto, Bruno Alves e Fábio Coentrão; João Moutinho, Miguel Veloso e Raúl Meireles (Rúben Amorim, 73); Vieirinha (Custódio, 92), Hélder Postiga (Nani, 66') e Cristiano Ronaldo.
Suplentes: Eduardo, Beto, Sílvio, Custódio, Hugo Almeida, Danny, Ricardo Costa, Rúben Micael, Nani, Silvestre Varela, Sereno e Rúben Amorim.
Rússia: Igor Akinfeev; Anyukov (Kozlov, 31), Vasily Berezutskiy, Ignashevich, Kombarov; Denisov, Shirokov e Fayzulin (Glushakov, 22); Bystrov, Kherzhakov (Smolov, 68) e Zhirkov.
Suplentes: Gabulov, Ryzhikov, Nababkin, Alexey Berezutskiy, Glushakov, Smolov, Dzagoev, Granat, Ryazantsev, Samedov, Tarasov e Kozlov.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Neto (88).