
Pierre Albouy/Reuters
A seleção portuguesa de futebol venceu esta noite a Itália, em jogo particular no estádio de Genebra, Suíça, com um golo de Éder. A última vez que Portugal venceu a equipa italiana foi em 1976.
Corpo do artigo
Um golo de Éder, o seu primeiro à 18ª internacionalização "AA", aos 52 minutos, depois de uma assistência de Ricardo Quaresma, selou o triunfo do conjunto de Fernando Santos, que soma a sexta vitória, todas pela margem mínima, em oito jogos.
A formação das "quinas" somou apenas o quinto triunfo em 25 encontros com a "squadra azzura" e o primeiro desde 22 de dezembro de 1976, quando venceu em Lisboa por 2-1, também num particular, graças a um "bis" de Tamagnini Nené.
No final do encontro, Fernando Santos elogiou a equipa: "Portugal mereceu a vitória. Foi um jogo muito equilibrado, com uma grande equipa. Portugal respondeu à altura desde o início do jogo, com compromisso, com ou sem posse de bola. Eu acreditava que podíamos vencer e foi isso que aconteceu. Somos os justos vencedores".
O selecionador destacou ainda o facto de a seleção ter vencido sem Cristiano Ronaldo. "Qualquer equipa que tenha Ronaldo será sempre Ronaldependente ou qualquer coisa dependente. O que demonstrámos hoje é que somos uma equipa", disse.
Já António Conte, selecionador da Itália, lamenta a derrota até porque considera que a equipa não esteve mal. "Custa sempre perder, não jogámos mal, falhámos foi na concretização. Fizemos alguns erros, mas não tivemos problemas de empenho nem de luta. Estamos num processo de formação, de experiências e de encontrar soluções alternativas. É fundamental vencer a partir de setembro para estarmos no Europeu", afirmou.