Portugal bateu a França por 2-0, nas meias-finais do Mundial de futebol de sub-20 da Colômbia, e vai reeditar, com o Brasil, a final que há 20 anos sorriu à "geração de ouro".
Corpo do artigo
Em Medellin, a França dominou, mas Portugal chegou cedo à vantagem, com o golo de cabeça de Danilo, aos 9 minutos, e ampliou aos 40, com uma grande penalidade convertida por Nélson Oliveira.
Os franceses pressionaram mais na segunda parte, período em que Portugal reforçou a sua estrutura defensiva e assistiu a mais uma grande exibição do guarda-redes Mika, único guardião sem sofrer golos no torneio.
No final do jogo, o treinador nacional valorizou a prestação dos seus jogadores que chegaram à final do Mundial de Sub-20 da Colômbia sem sofrer golos.
«É a geração da coragem, muito determinada. É uma equipa de luta. Entramos em cada jogo para vencer. Lutámos para vencer e conseguimos. É excelente estar na final sem sofrer um golo e queremos dar mais uma alegria aos portugueses», disse Ilídio Vale.
Portugal joga a final, este sábado (2h00 de domingo em Lisboa), em Bogotá, na Colômbia, contra Brasil, reeditando a final de há 20 anos.
Em 1991, Portugal sagrou-se campeão do Mundo em Lisboa, vencendo o Brasil.
Na equipa lusa pontificavam Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto - este a repetir o triunfo num Mundial, depois de ter estado dois anos antes no grupo dos que tinham sido campeões em Riade.
(Notícia actualizada às 6h00)