A seleção portuguesa de futebol de sub-19 venceu hoje Israel por 3-0, em jogo da primeira jornada do Grupo A do Campeonato da Europa da categoria, disputado em Budapeste, na Hungria.
Corpo do artigo
Marcos Lopes, aos 39 e 78 minutos, e André Silva, aos 64, marcaram os golos da equipa das "quinas", que lidera o agrupamento e aguarda o desfecho do embate entre a Hungria e a Áustria.
A equipa portuguesa começou, desde cedo, a assumir as despesas do jogo, perante um adversário que defendia com as linhas recuadas e procurava sair em contra-ataque, nomeadamente através de iniciativas individuais de Michael Ohana.
Dessa forma, Portugal conseguiu construir boas oportunidades no primeiro tempo, a mais flagrante das quais por Gelson Martins, ainda antes dos 10 minutos, já depois de Raphael Guzzo ter ameaçado com um remate às malhas laterais.
Depois de uma primeira parte de excelente qualidade, a vantagem portuguesa pareceu ameaçada nos instantes iniciais, em virtude de uma clara melhoria dos israelitas e de uma maior passividade defensiva da equipa comandada por Hélio Sousa.
Contudo, totalmente contra a corrente do jogo, a equipa das "quinas" conseguiu dilatar a vantagem, através do goleador André Silva, que não desperdiçou uma defesa incompleta de Dean Gal e aumentou a contagem.
Já depois de André Silva, Ivo Rodrigues e Francisco Ramos ficaram consecutivamente a centímetros do terceiro golo que acabaria por ser marcado por Marcos Lopes.
A seleção nacional de sub-19 volta a jogar na terça-feira, às 19:30 (hora portuguesa), diante da anfitriã Hungria, que se estreou com uma derrota frente à Áustria (1-3).