A seleção portuguesa de basquetebol soube segurar o "assalto" final da Estónia e venceu (72-66) o seu encontro de estreia no grupo B da fase de qualificação para o Eurobasket 2015.
Corpo do artigo
O técnico luso, Mário Palma, já tinha previsto dificuldades para esta fase de qualificação, mas que a sua equipa iria tentar vencer o máximo de jogos possível e, se quiser seguirf em frente, tinha que triunfar pelo menos num dos dois jogos foram, o que já aconteceu hoje em Tallin.
Num encontro bastante equilibrado na sua fase inicial, Cláudio Fonseca surgiu no jogo para liderar a equipa lusa num parcial de 15-3, o que transformou uma frágil vantagem de 28-27 numa confortável liderança por 13 pontos (43-30) ao intervalo.
Na segunda parte, Portugal manteve a sua vantagem e ainda chegou a deter 19 pontos de vantagem, quando faltavam 1.43 minutos para o termo do terceiro quarto, dando a sensação de que o vencedor já estava encontrado, mas a formação estónia, muito apoiada pelo seu público, ainda tentou uma reação final e deixou uma certa incerteza no ar.
No entanto, a recuperação estónia perdeu força quando Carlos Andrade converteu dois contra-ataques a 1.47 minutos do termo do encontro, permitindo a Portugal passar para uma vantagem de nove pontos (69-60) e dando a possibilidade à equipa de respirar mais um pouco.
Calos Andrade liderou a equipa portuguesa com 16 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências, sendo secundado por João Santos, com 14 pontos, e Mário Gil Fernandes, com 13 pontos, sete ressaltos e seis assistências.
Portugal defronta agora na próxima quarta-feira a Holanda, em Sines, num jogo em que tem de vencer para se manter na corrida à fase seguinte.