Portugal vence selecção checa e garante passagem para próxima fase do Euro2008

Cristiano Ronaldo
Epa
A selecção portuguesa de futebol venceu, esta quarta-feira, a República Checa por 3-1, na segunda jornada do Grupo B do Euro2008. Deco, que abriu o marcador logo aos oito minutos, Cristiano Ronaldo e Quaresma assinaram o resultado.
Corpo do artigo
A selecção portuguesa de futebol venceu, esta quarta-feira, no Estádio de Genebra, na Suíça, a selecção da República Checa por 3-1, na segunda jornada do Grupo B do Euro2008.
Os checos efectuaram o primeiro remate, por Sionko, aos quatro minutos, mas foi Portugal que iniciou e finalizou a jogada, que passou também por um passe de Nuno Gomes a isolar Ronaldo, detido por uma defesa incompleta de Cech, aproveitada por Deco.
A vantagem portuguesa não durou muito, já que, aos 17 minutos, e depois de várias ameaças, os checos empataram, num cabeceamento de Sionko, o jogador mais perigoso, após canto na direita de Plasil.
A formação lusa tinha dificuldades para jogar, perante uma equipa que fechava bem os espaços, e começou a tentar com remates de fora da área, por Petit, Deco e Ronaldo.
O primeiro momento da segunda parte pertenceu aos checos, mas a selecção das “quinas” foi-se mostrando melhor, criando sucessivas ocasiões de perigo junto à baliza de Cech.
Após fortes tentativas, sobretudo de Nuno Gomes e Simão, Portugal desnivelou o resultado aos 63 minutos com João Moutinho a desmarcar para Deco, na direita, o "mágico" temporizou, olhou e serviu Ronaldo, que bateu Cech com um remate de primeira.
Em desvantagem, Bruckner lançou Vlcek e Koller, passando a actuar com dois pontas-de-lança, enquanto Scolari trocou João Moutinho por Fernando Meira, para ganhar centímetros, refrescando depois com as trocas de Nuno Gomes e Simão por Hugo Almeida e Quaresma.
Na parte final, Portugal sofreu com o jogo aéreo dos checos, que poderiam ter empatado em duas ou três situações, mas, aos 91 minutos, Deco isolou Ronaldo, que ofereceu o golo a Quaresma.
Apesar de mostrar mais dificuldades do que no primeiro jogo, contra a Turquia, Portugal acabou por garantir, praticamente, um lugar nos quartos-de-final do Euro2008.
Mesmo que a Suíça ganhe à Turquia, a selecção lusa não precisa, domingo, de mais do que um empate a fechar, precisamente frente aos anfitriões, sendo que até a derrota poderá servir.
No estádio de Genebra, na Suíça, perante 29.016 espectadores (lotação esgotada), as equipas alinharam da seguinte forma:
República Checa: Petr Cech, Zdenek Grygera, Tomas Ujfalusi, David Rozehnal, Marek Jankulovski, Tomas Galasek (Jan Koller, 73), Jan Polak, Marek Matejovsky (Stanislav Vlcek, 68), Liobor Sionko, Jaroslav Plasil (David Jarolim, 85) e Milan Baros.
Suplentes: Jaromir Blazek, Daniel Zitka, Zdenek Pospech, Michal Kadlec, Radoslav Kovac, Tomas Sivok, David Jarolim, Rudolf Skacel, Martin Fenin, Vaclav Sverkos, Stanislav Vlcek e Jan Koller.
Portugal: Ricardo, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Petit, João Moutinho (Fernando Meira, 75), Deco, Cristiano Ronaldo, Simão (Ricardo Quaresma, 80) e Nuno Gomes (Hugo Almeida, 79).
Suplentes: Nuno, Rui Patrício, Miguel, Bruno Alves, Fernando Meira, Jorge Ribeiro, Miguel Veloso, Raul Meireles, Ricardo Quaresma, Nani, Hugo Almeida e Hélder Postiga).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Jan Polak (23) e Bosingwa (31).